Skip to content Skip to footer

Crise política na Argentina: Justiça proíbe divulgação de áudios de Karina Milei

O Executivo classificou o episódio como uma “operação de inteligência ilegal” e acionou a Justiça para barrar a divulgação. (Foto: Luis Robayo/AFP)

A Justiça argentina determinou nesta segunda-feira (1º) a suspensão imediata da circulação de áudios atribuídos a Karina Milei, irmã e braço direito do presidente Javier Milei. As gravações foram divulgadas por um canal de streaming e trazem falas da secretária-geral da Presidência pedindo união dentro do governo, que passa por uma série de denúncias de corrupção.

O Executivo classificou o episódio como uma “operação de inteligência ilegal” e acionou a Justiça para barrar a divulgação. Isso acabou sendo mais um fator determinando para agravar a crise no alto escalão do governo argentino, em relação às denúncias de corrupção.

O caso ganhou força após o vazamento de outra gravação, em agosto, na qual Diego Spagnuolo, ex-diretor da agência de Deficiência (Andis), acusava Karina Milei de receber propina em contratos de medicamentos.

Segundo ele, haveria um esquema de cobrança de até 8% sobre o faturamento de farmacêuticas, o que poderia render milhões de dólares mensais. Spagnuolo foi demitido, mas suas acusações levaram a buscas e apreensões em diferentes locais.

Apesar do pedido realizado, nesta semana, pelo Ministério da Segurança, solicitando autorização judicial para realizar a apreensão dos equipamentos do canal que divulgou os áudios, nenhuma permissão foi concedida. O Ministério também possui interesse em penalizar os jornalistas envolvidos na publicação do material.

Karina Milei permanece em silêncio, enquanto o presidente reagiu com veemência.

Tudo o que ele [Spagnuolo] diz é mentira. Vamos provar na Justiça

declarou Javier Milei em ato de campanha na semana passada, marcado por protestos e hostilidade contra sua comitiva.
Bookmark

Mais Matérias

Cid requereu sua inclusão na cota compulsória, mecanismo que permite ao militar solicitar a saída da ativa antes de completar os 35 anos de serviço obrigatório
02 set 2025
De acordo com a corporação, a vereadora teria atrapalhado o trabalho dos agentes durante uma reintegração de posse
02 set 2025
Por trás da movimentação também estão as articulações para as eleições presidenciais de 2026
02 set 2025
Presidente da Câmara avisou não haver maioria para votar uma anistia “ampla, geral e irrestrita” como querem os bolsonaristas
Procurador destacou, por exemplo, para a minuta de decreto golpista que foi apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário