Skip to content Skip to footer

Crianças recebem cartas ameaçadoras de deportação nos Estados Unidos

Mais de 53 mil menores já foram deportados sob o Governo Trump. (Foto: Getty Images/reprodução)

Sem representação legal, muitas crianças enfrentam tribunais de imigração sozinhas

Em uma ação que ativistas classificam como intimidação, dezenas de crianças da região de Waukegan, em Chicago, nos Estados Unidos, receberam cartas do governo ameaçando-as com deportação, multas e processos criminais – mesmo tendo entrado legalmente no país. 

Os documentos, obtidos pelo Chicago Tribune, alertam os menores que seu status humanitário pode ser revogado a qualquer momento e ordenam que deixem o país “imediatamente”.

As cartas, escritas em tom ameaçador, afirmam que o Departamento de Segurança Interna (DHS) cancelou ou pode cancelar sua “liberdade condicional humanitária”. 

Se não partirem, estarão sujeitos a ações policiais que resultarão em deportação

diz o texto.

Advogados denunciam que as crianças, em sua maioria de origem mexicana, chegaram ao país até 2014 por meio de um programa de proteção a menores não acompanhados e foram reunidas a familiares já residentes nos EUA.

A Secretária Adjunta do DHS, Tricia McLaughlin, negou que haja uma caça a crianças, afirmando que a agência apenas oferece a opção de deportação conjunta com os pais ou abrigo em locais seguros. 

No entanto, ativistas destacam que, desde março, a administração Trump cortou fundos para advogados de defesa desses menores – restabelecidos apenas após ação judicial.

Sem representação legal, muitas crianças enfrentam tribunais de imigração sozinhas. Dados da Universidade de Syracuse revelam que mais de 53 mil menores já foram deportados sob o Governo Trump, incluindo 15 mil crianças menores de 4 anos.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário