Skip to content Skip to footer

CPI do Crime Organizado não vai “blindar” ninguém, avisa presidente

Presidente da Comissão garantiu que investigações seguirão de "forma técnica”, “sem fazer juízos prévios”
Contarato (PT-ES): CPI não foi criada para servir de escudo a quem quer que seja. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pelo Senado para investigar o crime organizado, Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou nesta terça-feira (18), que o colegiado não vai “servir de escudo” nem “blindar” ninguém. A declaração foi dada no primeiro dia de coleta de depoimentos para o início dos trabalhos do colegiado.

“A CPI não tem lado”, destacou Contarato, assegurando que as investigações seguirão de forma técnica”, “sem fazer juízos prévios” e sem se deixar levar por disputas políticas. O parlamentar também garantiu que a CPI será pautada pela independência.

“Esta CPI não foi criada para servir de escudo a quem quer que seja. Ninguém será poupado. Se há instituições que falharam, vamos apontar. Se há agentes públicos envolvidos, vamos identificar. Se houver políticos, autoridades, empresários ou qualquer pessoa que tenha se associado ao crime, não importa o escalão, o cargo, o poder ou a visibilidade, esta Comissão irá investigar, expor e encaminhar”, explicou o senador.

Segundo Contarato, “a CPI não tem lado, não tem preferência institucional e não tem compromisso com órgãos, governos ou figuras públicas”. “Nosso compromisso é com a verdade, com os fatos e com o interesse da população brasileira”, afirmou.

O primeiro a ser ouvido pela CPI foi o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Também foi convidado pela comissão o diretor de Inteligência Policial, Leandro Almada, que não compareceu nesta terça. Durante a CPI, Contarato reafirmou a necessidade de ouvir Almada e determinou que o depoimento dele seja marcado novamente para a próxima semana.

Versões

No discurso, o presidente da CPI também citou a tramitação do PL Antifacção, que deve ser pautado para votação na Câmara ainda nesta terça. “Nos últimos dias, tivemos várias versões do relatório: algumas corretamente criticadas, outras elogiadas, inclusive por mim, seja por aperfeiçoarem o texto, seja por endurecerem pontos essenciais. Isso faz parte da construção legislativa, ajustes, tensões, consensos e dissensos”, avaliou.

“Mas é preciso registrar um ponto fundamental. A CPI do Crime Organizado não está subordinada ao clima político nem às disputas em torno do PL Antifacção. Aqui, nossa tarefa é técnica, investigativa e independente”, concluiu Contarato.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário