Skip to content Skip to footer

COP30 começa em Belém com foco em implementar acordos

COP30
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A cidade de Belém (PA) assistiu, nesta segunda (10), à abertura oficial da COP30 — a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento global começou com shows e discursos na Plenária Amazonas, a transferência da presidência da COP para o Brasil e a apresentação das prioridades.

A ideia de “COP da Implementação” significa tirar do papel o que já foi assinado: mais financiamento; metas nacionais atualizadas (NDCs — Contribuições Nacionalmente Determinadas); regras para o fundo de perdas e danos chegar a quem já sofre eventos extremos; e uma transição energética que atinja a economia real. Delegações de 194 países participam.

Depois dos discursos, iniciam-se as sessões formais da COP (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — UNFCCC), da CMP (reunião dos países do Protocolo de Kyoto) e da CMA (reunião dos países do Acordo de Paris). A Plenária Amazonas concentra as plenárias e os balanços do dia.

Pavilhões temáticos de países, estados, cidades e organizações recebem painéis, anúncios de cooperação e apresentação de projetos — é onde muitas negociações setoriais avançam fora do palco principal.

A abertura teve um recorte cultural com apresentações que destacaram a Amazônia: rituais conduzidos por lideranças indígenas, números musicais de grupos locais e performances que mesclam carimbó, guitarrada e percussões da região.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual
11 nov 2025

Ela era minha melhor amiga”: pai desabafa no velório de mulher trans morta em BH

Alice foi agredida no fim de outubro, e acabou internada com uma infecção que lhe custou a vida
11 nov 2025

Quem é o verdadeiro Bolsonaro? O “frágil” ou o “imorrível”

Em prisão domiciliar, ex-presidente tem articulado as discussões para a escolha dos candidatos da extrema direita ao Senado
11 nov 2025

Nubank encerra home office total e enfrenta crise interna com demissões

Decisão gerou uma forte reação interna que terminou com a demissão de 12 funcionários
11 nov 2025

Mulher trans morre após espancamento em Belo Horizonte

A mulher trans foi brutalmente espancada por um homem, ainda não identificado, enquanto saía de um bar

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário