AA 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (10) em Belém com uma agenda de negociações que já supera as expectativas iniciais: em vez dos 100 itens previstos, os representantes dos 194 países e da União Europeia presentes terão de avançar em 111 temas prioritários até o encerramento do evento, em 21 de novembro.
As tratativas para definir o programa final se estenderam até as 23h de domingo (9), com oito propostas de inclusão ainda em disputa. Entre os temas que demandaram mais discussão estavam:
- Financiamento de países desenvolvidos para nações em desenvolvimento
- Comércio internacional
- Revisão de metas climáticas nacionais (NDC) consideradas insuficientes
- Condições especiais para transição climática em países africanos
- Mudanças climáticas em áreas de montanhas
Acordo para iniciar trabalhos
Para viabilizar o início das negociações, o tema “Implementação do Balanço Global em áreas de florestas” foi retirado voluntariamente, enquanto “Saúde e clima” foi incorporado ao item sobre adaptação. Os demais assuntos pendentes serão analisados individualmente pela presidência da COP30.
BookmarkVão para consultas da presidência, que a gente vai liderar a partir de hoje e, na quarta-feira (12), a gente vai ter uma plenária em que vamos informar a todos a decisão
explicou Túlio Andrade, diretor de estratégia e alinhamento da COP30.
