No primeiro dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, foram entregues 111 Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), os relatórios de metas climáticas nacionais.
Esses documentos são exigidos pelo Acordo de Paris e precisam ser atualizados a cada cinco anos pelos 195 países signatários.
Até fevereiro deste ano, o número de países que haviam enviado seus relatórios era muito baixo. Antes da abertura da COP30, apenas 79 nações haviam cumprido essa etapa.
Durante coletiva de imprensa, a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, comemorou o avanço e apontou que o número de 111 países inscritos fortalece o multilateralismo no regime climático internacional.
Além disso, a agenda de ações da conferência foi aprovada no primeiro dia com definição de 145 temas prioritários a serem trabalhados até o encerramento da COP30, no dia 21 de novembro.
Um dos pontos delicados das negociações será o tema da tecnologia: a transferência de tecnologia e capacitação para os países em desenvolvimento ainda não obteve consenso, embora seja componente-chave para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
COP30: 111 países já apresentaram metas climáticas atualizadas
