Skip to content Skip to footer

Contratações em escolas cívico-militares barradas pelo TCE-SP

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) suspendeu nesta quarta-feira (3) o Programa Escola Cívico-Militar do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A decisão, unânime, impede novas contratações de policiais militares como monitores e atende à representação do Coletivo Educação em 1º Lugar, ligado ao PSOL.

O órgão apontou uso irregular de verbas da Secretaria de Educação para pagar policiais, ausência de estudos de impacto financeiro, falta de metas e indicadores e possível violação da Constituição e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), norma federal que organiza o sistema educacional brasileiro e define a atuação de estados e municípios. O governo paulista terá dez dias úteis para responder e comprovar a legalidade do programa, que previa até cem unidades no estado até 2026.

Autores da representação que levou à suspensão, a deputada federal Luciene Cavalcante, o deputado estadual Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi, todos do PSOL, afirmaram que o edital do programa é “absurdo, abusivo e inconstitucional”. Eles destacam que “não há publicidade de estudos técnicos, nem comprovação de compatibilidade da despesa com as finalidades constitucionais da educação, havendo indícios robustos de desvio de finalidade e uso indevido de recursos vinculados”. Para o grupo, a decisão do TCE-SP protege a integridade da educação pública e impede a consolidação de um modelo ilegal de militarização escolar.

Já o governo paulista, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, disse que ainda não foi oficialmente notificado da decisão e que só se manifestará após receber a comunicação formal do TCE-SP. A postura sinaliza que a administração deve apresentar explicações técnicas e defender a legalidade do programa, cuja implementação em até cem escolas estaduais é uma das principais bandeiras do governador Tarcísio de Freitas.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário