Skip to content Skip to footer

Consulta pública sobre anistia gera confusão nas redes sociais

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Uma mensagem que circula nas redes sociais tem causado dúvidas ao afirmar que o Senado Federal teria aberto recentemente uma consulta pública sobre o PL 5.064/2023, que trata da anistia para acusados e condenados pelos atos de 8 de janeiro. A informação, no entanto, não está correta.

A consulta pública para esse projeto não é novidade: ela está disponível desde 19 de outubro de 2023, data em que a proposta foi apresentada ao Senado. Isso porque, de acordo com a Resolução nº 26/2013, todos os projetos de lei em tramitação ficam automaticamente abertos para manifestação da população no portal e-Cidadania.

Ou seja, não houve convocação recente ou especial do Senado. O que acontece é que, diante do aumento do debate sobre anistia, grupos têm utilizado as redes para incentivar mais pessoas a participarem da consulta, o que pode dar a falsa impressão de que o processo foi iniciado agora.

Vale lembrar que qualquer cidadão cadastrado pode votar “a favor” ou “contra” projetos em andamento, e cada pessoa só pode registrar um voto por proposta. O canal de participação permanece ativo durante toda a tramitação, sem prazo definido.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário