Skip to content Skip to footer

Conselho de Ética abre processo contra deputados amotinados

No início de agosto, deputados paralisaram Câmara para tentar forçar votação de uma anistia para Jair Bolsonaro e demais envolvidos na trama golpista
Bolsonaristas durante ocupação da Mesa Diretora da Câmara: deputados devem ser suspensos. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (07) a abertura de processo disciplinar contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), que participaram do motim no plenário da Casa, no início de agosto, para tentar forçar votação de uma anistia para Jair Bolsonaro e demais envolvidos na trama golpista.

Os processos foram apresentados pela Mesa Diretora da Câmara e receberam parecer favorável do corregedor da casa, deputado Diego Coronel (PSD-BA), que recomendou a suspensão do deputado Pollon por 90 dias. Já Marcel Van Hattem e Zé Trovão devem receber uma punição de 30 dias. Todos são acusados de obstrução da cadeira da Presidência durante a ocupação.

Foram sorteados para relatar o processo os deputados Castro Neto (PSD-PI), Albuquerque (Republicanos-RR) e Zé Haroldo Catedral (PSD-RR). Caberá ao presidente do Conselho, Fábio Schiochet (União-SC), escolher o relator.

Ofensas a Motta

Pollon responderá ainda outro processo por ofensas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Repub-PB). No início de agosto, durante uma manifestação de bolsonaristas no Mato Grosso do Sul, o deputado chamou Motta de “bosta” e “baixinho de um metro e 60”.

O corregedor também concordou com a aplicação de censura escrita para 14 parlamentares da oposição que participaram do motim: Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Zucco (PL-RS), além de Pollon, Van Hattem e Zé Trovão.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário