Nota oficial surpreendeu e declarou “confiança nas instituições brasileiras”
Apesar da pressão do clã Bolsonaro, o presidente do Congresso Nacional oficializou, na noite de ontem (30), um posicionamento histórico — e até surpreendente — para o parlamento brasileiro. Davi Alcolumbre respondeu ao supremacismo de Donald Trump com uma nota oficial em que reitera “confiança no fortalecimento das nossas instituições”, num raro gesto de alinhamento com os princípios democráticos que costumam ficar em segundo plano.
Alcolumbre assegurou a defesa absoluta do Poder Judiciário, definido por ele como “elemento essencial para a preservação da soberania nacional”. A nota também destacou o diálogo e a cooperação como principais meios de construção de confiança mútua entre os países.
- Café e carnes são os produtos brasileiros mais afetados pelo tarifaço de Trump
- Trump amarela e exclui quase 700 produtos brasileiros de taxação
- Após tentar calar Moraes com sanções, Trump mira outros ministros do STF
Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados também havia se manifestado contra as sanções:
Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República
disse Hugo Motta.
Leia a nota completa:
BookmarkO Parlamento brasileiro permanece atento e unido na defesa dos interesses nacionais, sempre vigilante na proteção das nossas instituições e da soberania do país.
Diante das recentes medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, o Senado Federal, por meio da Comissão Temporária Externa (CTEUA), tem atuado para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil. O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica parceria entre as duas nações.
Reafirmo a confiança no fortalecimento das nossas instituições, entre elas o Poder Judiciário, elemento essencial para a preservação da soberania nacional, que é inegociável. O Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes.
O Parlamento acompanha de perto cada desdobramento dessa questão, em conjunto com o Executivo e o Judiciário, para assegurar a proteção da nossa economia e a defesa intransigente das instituições democráticas
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional