Skip to content Skip to footer

Condomínio em SC proíbe relações sexuais a partir das 22h

(Foto: Freepik/Reprodução)

Um condomínio de São José, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, virou assunto nacional depois de aprovar uma regra no mínimo curiosa: a proibição de relações sexuais a partir das 22h. A decisão foi tomada em assembleia geral após uma série de reclamações de moradores sobre barulhos durante a madrugada, entre eles, gemidos, batidas de móveis e conversas em tom alto. Ao todo, foram registradas 18 queixas formais.

A norma, que já ganhou nas redes o apelido de “toque de recolher do amor”, prevê advertência por escrito na primeira ocorrência e multa de R$ 237 em caso de reincidência. A administração chegou a cogitar medidas ainda mais polêmicas, como a reprodução de áudios em assembleia para comprovar os incômodos, além da instalação de sensores de ruído nos corredores.

Nas redes sociais, a repercussão foi imediata e recheada de ironias. Muitos internautas questionaram se a determinação não fere a intimidade dos moradores e lembraram que o barulho é passível de reclamação, mas a vida privada dentro dos apartamentos não pode ser controlada pelo condomínio. “E quem tem filho em casa? Nunca mais?”, questionou um usuário. Outro foi mais direto: “É muita invasão da vida alheia”.

Especialistas lembram que, do ponto de vista jurídico, o regulamento pode até tentar estabelecer regras de convivência, mas não tem força legal para interferir em atividades íntimas praticadas dentro das unidades. Em casos de incômodo, o que vale é o limite de ruído estabelecido pela lei do silêncio e o bom senso entre vizinhos.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores

Por unanimidade, STF mantém condenação de Bolsonaro e demais criminosos

A princípio, Bolsonaro e outros réus não têm direito a um novo recurso para levar o caso para o plenário
10 nov 2025

Governador de extrema direita detona Eduardo Bolsonaro: “Tá falando merda nos EUA”

Mauro Mendes diz que deputado “fez lambança gigante quando ele defendeu o tarifaço do Trump”
10 nov 2025

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’
10 nov 2025

Lula faz apelo na COP30: investir no clima custa menos que financiar guerras

Para ele, a COP30 precisa sair do campo dos discursos e se tornar a “COP da verdade”, onde compromissos se transformem em ações concretas

TIC-TAC: quando Bolsonaro será preso? Saiba os próximos passos

Se os próximos recursos de Bolsonaro forem considerados apenas uma manobra para ganhar tempo, Moraes pode mandá-lo em seguida para a Papuda

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário