A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (10), a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão atende determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou a parlamentar a mais de 10 anos de prisão pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A questão deve ser votada ainda hoje no plenário da Casa.
- Bancada dos fujões: PT vai ao Supremo por cassação de Zambelli e Ramagem
- Redes reagem a deputado que tentou blindar Zambelli: “vergonha”, “pau mandado”…
- Relator dá parecer contra cassação de Zambelli
Ela também foi condenada em outra ação, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, relacionado ao episódio em que ela perseguiu um homem com arma em punho na véspera do 2º turno das eleições de 2022.
Na CCJ, os parlamentares rejeitaram, por 32 votos a 27, parecer do relator inicial, Diego Garcia (Repub-PR), que recomendava o arquivamento do processo por suposta falta de provas. Em seguida, foi aprovado o parecer do novo relator, Cláudio Cajado (PP-BA) pela perda do mandato de Zambelli. O novo relatório foi aprovado por 32 votos a 2.
Para que o mandato de Zambelli seja cassado, são necessários, no mínimo, 257 votos favoráveis no plenário. Atualmente, a deputada está presa na Itália, onde aguarda a decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil.
Bookmark