Skip to content Skip to footer

Comiam algemados no chão: tratamento desumano de imigrantes na Flórida

O endurecimento da política migratória no segundo mandato de Donald Trump foi o estopim para fazer disparar o número de pessoas presas nesses estabelecimentos.  (Foto: Alon Skuy/Getty Images)

Negligência médica e psicológica estão entre os abusos registrados

Centros de detenção para imigrantes no sul da Flórida foram denunciados por meio de um relatório da Human Rights Watch. Segundo o documento, homens algemados eram forçados a comer “como cães”, ajoelhados e inclinados sobre cadeiras. A denúncia realizada pela instituição revela condições desumanas praticadas em três unidades: BTC, FDC e Krome.

Os abusos registrados vão desde superlotação, com celas frias e sem camas, passando por negligência médica e psicológica, além de punições para aqueles que buscavam ajuda. 

Casos extremos também foram notificados, como imigrantes que enfrentavam crises de saúde (alguns tossindo sangue), ignorados ou agredidos após protestos. Existe a suspeita de duas mortes causadas por conta da assistência médica precária.

Muitos dos detidos que enfrentavam doenças crônicas, como diabetes e asma, eram transferidos sem medicamentos e atendimentos, agravando ainda mais a condição de saúde. 

Também existem relatos de uso excessivo de força e isolamento solitário, como forma de castigar os imigrantes, especialmente na unidade do BTC.

O endurecimento da política migratória no segundo mandato de Donald Trump foi o estopim para fazer disparar o número de pessoas presas nesses estabelecimentos. 

Apenas no mês de março, foi registrada uma lotação 249% maior no centro Krome, se comparar com o período anterior à posse do presidente. Na Flórida, existem mais de 200 acordos autorizando a atuação da polícia local nas ações de deportação.

Isso se reflete em uma situação de medo generalizado, levando os imigrantes a evitarem todo e qualquer contato com serviços essenciais no país, como hospitais e escolas, e enfrentando uma rotina em constante ameaça, mesmo que não tenham nenhum histórico criminal. É uma violação não apenas dos direitos humanos internacionais, mas das próprias normas dos EUA.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário