Negligência médica e psicológica estão entre os abusos registrados
Centros de detenção para imigrantes no sul da Flórida foram denunciados por meio de um relatório da Human Rights Watch. Segundo o documento, homens algemados eram forçados a comer “como cães”, ajoelhados e inclinados sobre cadeiras. A denúncia realizada pela instituição revela condições desumanas praticadas em três unidades: BTC, FDC e Krome.
Os abusos registrados vão desde superlotação, com celas frias e sem camas, passando por negligência médica e psicológica, além de punições para aqueles que buscavam ajuda.
Casos extremos também foram notificados, como imigrantes que enfrentavam crises de saúde (alguns tossindo sangue), ignorados ou agredidos após protestos. Existe a suspeita de duas mortes causadas por conta da assistência médica precária.
Muitos dos detidos que enfrentavam doenças crônicas, como diabetes e asma, eram transferidos sem medicamentos e atendimentos, agravando ainda mais a condição de saúde.
Também existem relatos de uso excessivo de força e isolamento solitário, como forma de castigar os imigrantes, especialmente na unidade do BTC.
- Brasil deixa o Mapa da Fome
- Faixa de Gaza: 21 crianças morreram de fome nas últimas 72 horas
- Anvisa retira do mercado medicamentos e suplementos irregulares
O endurecimento da política migratória no segundo mandato de Donald Trump foi o estopim para fazer disparar o número de pessoas presas nesses estabelecimentos.
Apenas no mês de março, foi registrada uma lotação 249% maior no centro Krome, se comparar com o período anterior à posse do presidente. Na Flórida, existem mais de 200 acordos autorizando a atuação da polícia local nas ações de deportação.
Isso se reflete em uma situação de medo generalizado, levando os imigrantes a evitarem todo e qualquer contato com serviços essenciais no país, como hospitais e escolas, e enfrentando uma rotina em constante ameaça, mesmo que não tenham nenhum histórico criminal. É uma violação não apenas dos direitos humanos internacionais, mas das próprias normas dos EUA.
Bookmark