Skip to content Skip to footer

Com voto de Fux, STF forma maioria para condenar Braga Netto

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela condenação do general Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Fux também votou pela absolvição do general pelos demais crimes da trama golpista. 

Com o entendimento de Fux, há maioria de três votos pela condenação do general. Os outros dois votos foram proferidos na terça (9) pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. 

Braga Netto foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) da suposta participação na elaboração do plano Copa 2022, operação clandestina por militares kids-pretos, com planejamento voltado ao sequestro e homicídio do ministro Alexandre de Moraes. 

Em um dos depoimentos de delação premiada, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, réu e delator da trama golpista, disse que Braga Netto entregou a ele dinheiro dentro da sacola de vinho para o financiamento das ações do plano golpista.

No voto proferido durante o julgamento, que ocorre na Primeira Turma da Corte, Fux entendeu que uma reunião entre Braga Netto, Cid e militares kids-pretos confirmam que o general planejou e financiou atos para ceifar a vida do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
30 nov 2025

Expectativa de vida no Brasil chega a 76,6 anos

O resultado confirma a recuperação do indicador após a forte queda registrada em 2021, no auge da pandemia
30 nov 2025

Cachê com dinheiro público faz Anitta desistir de evento em Natal

A recusa foi confirmada pela secretária municipal de Turismo durante entrevista a uma emissora local nesta quinta-feira (27)
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário