Skip to content Skip to footer

Com tantas visitas, prisão domiciliar de Bolsonaro mais parece um hotel de alta rotatividade

Até o final de setembro, ou nos dois primeiros meses, o STF recebeu 75 pedidos de visitas da defesa do ex-presidente
Bolsonaro: saúde supostamente "frágil" não impede ex-presidente de receber dezenas de políticos Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa de Jair Bolsonaro (PL-RJ) tem divulgado com frequência que o ex-presidente possui uma saúde debilitada, e sofreria de problemas como soluços e vômitos diários. A estratégia dos advogados de Bolsonaro é clara: criar um clima de comoção entre a opinião pública para que, quando tiver confirmada definitivamente sua condenação por liderar a trama golpista, ele permaneça em prisão domiciliar e não vá para um presídio.

Chama a atenção que, apesar de alegar ter uma saúde frágil, o ex-presidente já recebeu dezenas de visitas desde agosto, quando o Supremo Tribunal Federal determinou sua prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares. Ao invés de um local de repouso e recuperação, a prisão domiciliar de Bolsonaro mais parece um hotel de alta rotatividade.

Somente na primeira semana após a decretação da prisão, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, autorizou visitas de 26 pessoas a Bolsonaro. Já nas primeiras 24 horas, ele recebeu, por exemplo, o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Churrasco

Ainda em agosto, quem esteve com o político foi o líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS). O parlamentar gaúcho chegou a divulgar que faria um churrasco para Bolsonaro. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, reagiu desmentindo Zucco.

Até o final de setembro, ou nos dois primeiros meses, o STF recebeu 75 pedidos de visitas da defesa do ex-presidente. Só uma, do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), foi negada. O motivo é que Gayer é investigado em um caso conexo aos que o ex-presidente está envolvido. Nesta semana, Moraes negou pela segunda vez a autorização para o parlamentar visitar Bolsonaro pela mesma razão.

Na mesma decisão, o ministro autorizou a visita dos deputados do PL Altineu Côrtes (RJ) e Alberto Fraga (DF), do ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet, e do jornalista Alexandre Pittoli. Eles estão autorizados a comparecer à casa de Bolsonaro em dias sucessivos, entre 3 e 6 de novembro.

Romaria

Não há números precisos sobre quantas pessoas foram recebidas por Bolsonaro no período, mas um levantamento parcial com base em informações do STF e da imprensa mostra que a lista é grande.

Ela inclui, por exemplo, o governador de SP, Tarcísio de Freitas; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; os senadores Espiridião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Marinho (PL-RN), Damares Alves (PL-DF) e Magno Malta (PL-ES); os deputados Caroline de Toni (PL-SC), Osmar Terra (PL-RS), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Winder Moraes (PL-GO), Domingos Sávio (PL-MG), Delegado Caveira (PL-PA) e Ubiratan Sanderson (PL-RS); o vice-prefeito de São Paulo, coronel Ricardo Mello Araújo (PL); o ex-ministro da Minas e Energia, Adolfo Sachsida; e o vice-presidente do PL de Rondônia, Bruno Scheid.

Em setembro, Bolsonaro também recebeu o relator do projeto de anistia aos golpistas, deputado Rodrigo Valadares (União-SE). No mesmo mês, ele foi autorizado a receber em um único dia, dezesseis pessoas que fariam parte de um “grupo de oração” organizado pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Em outubro, também estiveram com o ex-presidente o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Antônio de Oliveira; o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça Neto (União); e o fundador da igreja Sara Nossa Terra, Bispo Rodovalho.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

30 out 2025

Entre a filosofia e a luta: conheça a trajetória de Ana Clara Nunes, militante do MTD

Jovem militante curitibana acredita que sonhar, se organizar e resistir são os primeiros passos de qualquer revolução
29 out 2025

Comando Vermelho: meio século entre o cárcere e o caos nas ruas do Rio

A história por trás de um dos grupos armados mais duradouros do Brasil, com alcance global e presente em mais de 20 estados
30 out 2025

Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS

Produto de higiene íntima é fornecido de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades do Programa Farmácia Popular
30 out 2025

Milei propõe jornada de 12 horas diárias para trabalhadores

Reforma também vai permitir que as empresas paguem parte dos salários de seus trabalhadores com cupons ou vale-alimentação
30 out 2025

Caco Ciocler transforma episódio do “patriota do caminhão”, em filme que encerra trilogia política

Caco Ciocler transforma episódio do “patriota do caminhão”, em filme que encerra trilogia política

STF confirma condenação irreversível de Zambelli por perseguição armada

Com a decisão em “trânsito julgado” não há mais recursos possíveis e deve-se iniciar a execução da pena

Ministro do STF Alexandre de Moraes determina que governador do Rio preste esclarecimentos sobre operação com 119 mortos

Ministro do STF Alexandre de Moraes determina que governador do Rio preste esclarecimentos sobre operação com 119 mortos

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário