Skip to content Skip to footer

Com tantas visitas, prisão domiciliar de Bolsonaro mais parece um hotel de alta rotatividade

Julgamento acontecerá até o próximo dia 14; caso o Supremo rejeite os recursos, Moraes poderá determinar o início do cumprimento da pena
Bolsonaro: na sexta-feira (07), a Primeira Turma do STF começa a julgar os recursos da defesa de Bolsonaro contra a condenação. Foto: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa de Jair Bolsonaro (PL-RJ) tem divulgado com frequência que o ex-presidente possui uma saúde debilitada, e sofreria de problemas como soluços e vômitos diários. A estratégia dos advogados de Bolsonaro é clara: criar um clima de comoção entre a opinião pública para que, quando tiver confirmada definitivamente sua condenação por liderar a trama golpista, ele permaneça em prisão domiciliar e não vá para um presídio.

Chama a atenção que, apesar de alegar ter uma saúde frágil, o ex-presidente já recebeu dezenas de visitas desde agosto, quando o Supremo Tribunal Federal determinou sua prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares. Ao invés de um local de repouso e recuperação, a prisão domiciliar de Bolsonaro mais parece um hotel de alta rotatividade.

Somente na primeira semana após a decretação da prisão, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, autorizou visitas de 26 pessoas a Bolsonaro. Já nas primeiras 24 horas, ele recebeu, por exemplo, o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Churrasco

Ainda em agosto, quem esteve com o político foi o líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS). O parlamentar gaúcho chegou a divulgar que faria um churrasco para Bolsonaro. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, reagiu desmentindo Zucco.

Até o final de setembro, ou nos dois primeiros meses, o STF recebeu 75 pedidos de visitas da defesa do ex-presidente. Só uma, do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), foi negada. O motivo é que Gayer é investigado em um caso conexo aos que o ex-presidente está envolvido. Nesta semana, Moraes negou pela segunda vez a autorização para o parlamentar visitar Bolsonaro pela mesma razão.

Na mesma decisão, o ministro autorizou a visita dos deputados do PL Altineu Côrtes (RJ) e Alberto Fraga (DF), do ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet, e do jornalista Alexandre Pittoli. Eles estão autorizados a comparecer à casa de Bolsonaro em dias sucessivos, entre 3 e 6 de novembro.

Romaria

Não há números precisos sobre quantas pessoas foram recebidas por Bolsonaro no período, mas um levantamento parcial com base em informações do STF e da imprensa mostra que a lista é grande.

Ela inclui, por exemplo, o governador de SP, Tarcísio de Freitas; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; os senadores Espiridião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Marinho (PL-RN), Damares Alves (PL-DF) e Magno Malta (PL-ES); os deputados Caroline de Toni (PL-SC), Osmar Terra (PL-RS), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Winder Moraes (PL-GO), Domingos Sávio (PL-MG), Delegado Caveira (PL-PA) e Ubiratan Sanderson (PL-RS); o vice-prefeito de São Paulo, coronel Ricardo Mello Araújo (PL); o ex-ministro da Minas e Energia, Adolfo Sachsida; e o vice-presidente do PL de Rondônia, Bruno Scheid.

Em setembro, Bolsonaro também recebeu o relator do projeto de anistia aos golpistas, deputado Rodrigo Valadares (União-SE). No mesmo mês, ele foi autorizado a receber em um único dia, dezesseis pessoas que fariam parte de um “grupo de oração” organizado pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Em outubro, também estiveram com o ex-presidente o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Antônio de Oliveira; o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça Neto (União); e o fundador da igreja Sara Nossa Terra, Bispo Rodovalho.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário