Skip to content Skip to footer

Com o SUS, 76% dos brasileiros têm atendimento gratuito de saúde

O SUS conta também com o maior programa público de vacinação da América Latina, o Programa Nacional de Imunizações (PNI). (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Sistema Único de Saúde (SUS) completou na última nesta sexta-feira (19) 35 anos de existência. Na avaliação do Ministério da Saúde, a iniciativa se consolidou como o maior sistema público, gratuito e universal do mundo. O SUS surgiu como resultado de um movimento histórico na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e ganhou forma na Constituição de 1988, que definiu a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Antes de sua criação, apenas trabalhadores formais vinculados à Previdência Social tinham atendimento garantido nos hospitais públicos (cerca de 30 milhões de pessoas). Para o restante da população, a alternativa era buscar caridade, recorrer a serviços filantrópicos ou pagar diretamente pelos atendimentos. Hoje, toda a população brasileira tem direito ao acesso.

De acordo com dados do governo, 76% dos brasileiros, o que representa 213,4 milhões de pessoas, dependem diretamente do SUS. O sistema realiza 2,8 bilhões de atendimentos por ano e conta com 3,5 milhões de profissionais em atuação.

Estratégia Saúde da Família

Um dos destaques do SUS é a Estratégia Saúde da Família (eSF), lançada em 1994, que atua na atenção primária à saúde. As equipes estão presentes em todas as regiões do país, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento em unidades básicas de saúde (UBS), em áreas remotas, fluviais, consultórios de rua e territórios indígenas.

Transplantes

O Brasil também possui a maior rede pública de transplantes do mundo. Em 2024, o SUS registrou um recorde histórico de 30 mil procedimentos realizados. O sistema garante ainda a oferta de medicamentos imunossupressores para os pacientes transplantados.

Vacinação

Outro ponto de destaque é o Programa Nacional de Imunizações (PNI), considerado o maior da América Latina. Atualmente, são disponibilizados 48 imunobiológicos: 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Esse esforço levou à erradicação da poliomielite em 1994 e à recertificação, pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Brasil como país livre do sarampo. Mais recentemente, o país se tornou pioneiro na oferta da vacina contra a dengue, destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Outras iniciativas

A trajetória do SUS inclui a criação de programas e serviços importantes, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em 2003; o Brasil Sorridente e o Farmácia Popular, em 2004; a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), também em 2004; a Rede Cegonha, atual Rede Alyne, em 2011; e o Programa Mais Médicos, em 2013.

Desde 2023, o governo federal retomou a agenda de fortalecimento do complexo econômico-industrial da saúde, com medidas para reduzir a dependência externa. A expectativa é que, em até dez anos, 70% das necessidades do SUS em medicamentos, equipamentos e vacinas sejam supridas por produção nacional.

Desafios e futuro

Um dos principais desafios apontados pelo Ministério da Saúde é o tempo de espera para atendimento. Para enfrentar o problema, foi lançado o programa Agora Tem Especialistas, com foco em seis áreas estratégicas: oncologia, cardiologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A expansão da telessaúde também faz parte dessa estratégia, com potencial de reduzir em até 30% o tempo de espera. Somente em 2024, foram realizados 2,5 milhões de atendimentos virtuais.

Por meio do PAC Saúde, o governo prevê a entrega de novas unidades básicas de saúde, salas de teleconsulta, unidades odontológicas móveis, policlínicas, maternidades, centros de atenção psicossocial (Caps) e ambulâncias. A meta é universalizar o serviço de emergência até o fim de 2026, ampliando o atendimento 24 horas, inclusive em territórios indígenas, com a presença de profissionais bilíngues.

*Com informações da Agência Brasil.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário