Skip to content Skip to footer

Com muita coragem, Preta Gil nos deixou um alerta de saúde

A artista, que fez questão de alertar e educar a sociedade, expôs uma realidade que nem sempre é abordada. (Foto: Tânia Rêgo)

A artista não escondeu as dores de seu tratamento e discutiu abertamente os problemas causados pelo câncer no intestino

A morte da cantora e empresária Preta Gil trouxe para os holofotes a importância de se debater abertamente os casos de câncer no intestino. O drama da artista, que fez questão de alertar e educar a sociedade, expôs uma realidade que nem sempre é abordada: o tumor age de forma silenciosa até as suas fases mais avançadas, quando as chances de cura diminuem consideravelmente e os tratamentos se tornam mais complexos.

O exame de rotina para detectar esse tipo de câncer é fundamental, e a indicação é para que o rastreamento comece a partir dos 50 anos. Entretanto, quem já tem histórico familiar, ou desenvolveu pólipos, Doença de Crohn e outras inflamações crônicas, o ideal é conversar com um médico de confiança para começar o procedimento o quanto antes.

Existem dois métodos que podem fazer toda a diferença durante esse processo: realizar um teste de sangue oculto nas fezes, para detectar focos de sangramentos; e a colonoscopia, indicada para o flagrante e a retirada de pólipos, antes que eles evoluam para o câncer.

Cerca de 45 mil novos diagnósticos de casos de câncer de cólon e de reto foram detectados entre 2023 e 2025, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Majoritariamente, atinge sobretudo as mulheres, sendo o 3ª tumor mais frequente no Brasil, subindo para a 2ª posição no Sudeste.

Entre os fatores de risco estão o consumo de álcool, cigarro e ultraprocessados, além de uma dieta pobre em fibras, excesso de peso e sedentarismo. Mas as mudanças de hábito reduzem consideravelmente o risco de desenvolvimento da doença.

É preciso ter atenção a alguns sintomas, principalmente se começarem a aparecer em excesso. São eles: diarréia ou prisão de ventre persistentes; sangue nas evacuações; dores abdominais; e perda de peso sem motivo. Todos eles são sinais de alerta, mas o surgimento deles, quase sempre, simbolizam que o tumor já cresceu.

O câncer colorretal, desde que detectado bem em seu início, possui uma taxa de cura superior a 90%. Os exames de colonoscopia e de fezes podem ser realizados em clínicas privadas e nos diversos centros do SUS, de forma gratuita.

Além de mudar a forma de alimentação, incluindo frutas, verduras e grãos integrais, o melhor modo de enfrentar o problema é moderar o uso de bebida alcóolica e abandonar o cigarro. Além de marcar aquela consulta que vem sendo adiada.

Bookmark

Mais Matérias

13 ago 2025
Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas
13 ago 2025
Cerimônia realizada em Brasília apresentou todos os detalhes do programa que vai tentar minimizar os impactos dos ataques contra a economia brasileira
13 ago 2025
Corrida eleitoral pelas duas vagas que o Estado de Minas Gerais terá ao Senado em 2026 já mostra aquecimento
13 ago 2025
Bolsonarista aparece na frente em dois cenários testados pelo Instituto Ver
13 ago 2025
Inspirado em eventos internacionais, o encontro se espalha por cidades que integram o bioma da Mata Atlântica no Paraná

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário