Skip to content Skip to footer

Coletivo GRÃO ocupa a Galeria Olido com arte que dialoga com a vida urbana

A foto mostra uma pessoa em frente a um microfone, com um fundo vermelho.
Foto: Brunnin R.

A Galeria Olido recebe a exposição Antes que Seja Depois, fruto da residência artística do Coletivo GRÃO, que transforma o espaço em um laboratório vivo de criação e experimentação, com a proposta de encontrar novas maneiras de ocupar a cidade com arte. Durante o processo, os artistas desenvolveram suas obras na Sala da DJ, no 1º andar, em contato direto com o público. A mostra será inaugurada no dia 4 de outubro e segue em cartaz até 1º de novembro, com visitação gratuita de quarta a sábado, das 12h às 21h.

Formado por oito artistas de diferentes áreas, o coletivo apresenta trabalhos em múltiplas linguagens, como instalações, lambe-lambes, obras sonoras, pinturas, esculturas e performances. Muitas delas são interativas e se relacionam diretamente com o cotidiano do centro de São Paulo.

O projeto reflete sobre como a região central da cidade afeta quem circula por lá, explorando a relação entre arte e vida em um espaço marcado pela constante transformação. Além de propor novas formas de experimentar a arte, a ocupação busca revitalizar a Galeria Olido, fortalecendo sua presença como patrimônio cultural. A iniciativa é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Atividades paralelas   

O Coletivo GRÃO conduz uma série de atividades paralelas gratuitas durante a exposição. No mês de outubro acontecem as oficinas Costura Livre Amadora, Terras Migrantes, GaleriOlido e Livro Brinquedo.

Além disso, no dia 1º de novembro está programado o lançamento do catálogo da mostra e uma roda de conversa com os artistas e o curador.

Conheça o GRÃO

GRÃO é um coletivo formado por artistas de diferentes regiões de São Paulo que atua na intersecção entre curadoria, produção, acessibilidade, educação e coletividade.
Atualmente, o grupo colabora com a Galeria Olido na reformulação de seu projeto expositivo, ao mesmo tempo em que propõe novas formas de ocupação dos espaços públicos, por meio de ações, intervenções e vivências que buscam ativar territórios urbanos a partir de práticas artísticas.
O coletivo é composto por artistas com experiências e parcerias em instituições como o SESC, a CultproSP, o Instituto Tomie Ohtake e o Instituto de Artes da UNESP-SP.

SERVIÇO
Ocupação Olido – Coletivo GRÃO
Exposição Antes que Seja Depois

Data: 4 de outubro a 1º de novembro, de quarta a sábado, das 12h às 21h
Local: Galeria Olido –  Sala da DJ – 1º andar – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo
Entrada gratuita
Inscrições e informações, acesse: https://www.instagram.com/grao.a.telier/

Oficinas

Sempre às 14h

Costura Livre Amadora, com Hanna Kilsztajn e Nat Rocha
Datas: 11 e 16 de outubro
A oficina ensina pontos básicos de costura utilizando fios elétricos, embalagens e outros materiais alternativos. Os participantes criam peças têxteis a partir da experimentação, podendo levá-las consigo ou integrá-las à ocupação Grão na Galeria Olido.

Terras Migrantes, com Lu Martins
Datas: 11 e 23 de outubro

A oficina propõe a criação de cartões postais com estêncil usando terra de Ituverava e imagens do Largo do Paissandu. A prática discute migração, deslocamento de corpos e a construção da paisagem a partir das experiências de movimento.

GaleriOlido, Deriva Urbana e Cartazes-Poema, com Brunnin R. e Nat Rocha
Datas: 15 e 30 de outubro

A atividade propõe uma caminhada pelo entorno da Galeria Olido para coletar palavras em fachadas, placas e letreiros. Essas palavras são recombinadas em experimentos gráficos, transformando-se em cartazes-poema que abrem novas leituras do espaço urbano.

Livro Brinquedo, com Vinicius Almeida
Datas: 25 de outubro

Os participantes aprendem, de forma lúdica, a criar um livro-brinquedo que pode ser lido por pessoas alfabetizadas ou não. A oficina valoriza o repertório individual e é pensada para todas as idades, sem foco exclusivo no público infantil.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário