Skip to content Skip to footer

Colapso em Gaza: hospitais fecham, milhares morrem sem tratamento

Hospital Al-Shifa em Gaza
(Foto: Dominic Allen/Unfpa)

Hospitais em Gaza estão à beira do colapso em meio à ofensiva israelense. Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 19 dos 36 centros hospitalares da Faixa permanecem minimamente operacionais, a maioria em condições precárias, sem anestésicos, combustível e alimentos.

O Al-Shifa, na Cidade de Gaza e maior hospital do território, opera a quase 300% da capacidade, enquanto o Al-Ahli, também na cidade, foi colocado fora de serviço após mais um ataque genocida do Estado de Israel. O colapso generalizado ameaça extinguir o sistema de saúde e ampliar ainda mais a tragédia humanitária que já deixou dezenas de milhares de mortos.

Desde outubro de 2023, mais de 1.700 profissionais de saúde foram mortos em Gaza, enquanto hospitais sobrecarregados recebem centenas de feridos por dia em condições insalubres. Em meio a um massacre que pode ter vitimado mais de 400 mil seres-humanos, a OMS e a Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) denunciam violações sistemáticas à proteção hospitalar e pedem cessar-fogo imediato.

A escalada da ofensiva já registra centenas de mortes por desnutrição, em um quadro descrito por líderes internacionais como uma das piores crises humanitárias do século.

Enquanto países como Reino Unido, Austrália e Canadá — aliados históricos dos EUA e, por consequência, de Israel — anunciam o reconhecimento do Estado da Palestina, cresce a pressão por um cessar-fogo imediato e pela abertura de corredores humanitários que permitam a entrada de medicamentos, alimentos e combustível, sob pena de aprofundar um extermínio em curso contra a população civil.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário