No início da manhã de hoje (18), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Compliance Zero, que investiga um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional, entre elas o Banco de Brasília (BRB).
Os agentes da PF estão cumprindo sete mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão em cinco unidades da Federação: Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Um dos presos é Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, suspeito de ser um os pilares centrais das fraudes.
- Governo do Distrito Federal tentou comprar Banco Master
- Presidente do BRB, banco estatal do DF, é afastado após operação da PF
- PF prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
Curiosamente, o Governo do Rio de Janeiro, comandado por Cláudio Castro, investiu 25% do patrimônio do RioPrevidência (algo em torno de R$ 1 bilhão) em fundos administrados pelo Banco Master.
Há pouco mais de um mês, o Tribunal de Contas do Rio determinou que os investimentos fossem interrompidos, afirmando que existiam evidências de que o banco estava passando por uma crise e isso colocaria sob risco os recursos investidos. A RioPrevidência é o terceiro maior fundo de pensão do país, e gere um universo de 430 mil servidores, entre civis e militares.
Bookmark