Skip to content Skip to footer

China reabre mercado para frango brasileiro após suspensão por gripe aviária

China reabre mercado para frango brasileiro após suspensão por gripe aviária

A China suspendeu nesta sexta-feira (7) a proibição de importação de carne de frango brasileira, medida que havia sido adotada em maio último após o registro de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no município gaúcho de Montenegro. O anúncio foi feito pela Administração Geral das Alfândegas da China e celebrado pelo setor produtivo brasileiro.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirmou a reabertura do mercado chinês, creditando o resultado à “competência técnica e diplomática do Brasil”. Em nota, a entidade destacou que a suspensão ocorreu no contexto do “único foco registrado – e que já foi totalmente superado – de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na produção comercial”.


Antes da suspensão, a China era o maior comprador da carne de frango brasileira, com embarques de 562,2 mil toneladas em 2024, representando aproximadamente 10,8% do total exportado. Dados da ABPA mostram que, apenas entre janeiro e maio de 2025, o país asiático havia importado 228,2 mil toneladas do produto, gerando uma receita de US$ 545,8 milhões para o Brasil.


O Brasil recuperou seu status de país livre da gripe aviária em 18 de junho, após completar o processo de desinfecção da granja afetada e não registrar novos casos por 28 dias consecutivos. Em setembro, a União Europeia formalizou o reconhecimento dessa condição, permitindo a retomada das exportações para o bloco europeu.

“Gradativamente, todos os grandes importadores de carne de frango retomaram as compras. Hoje, a China, último grande importador fechado, reabriu seus portos para o produto brasileiro”, comemorou a ABPA.


A associação destacou os “amplos esforços diplomáticos” empreendidos pelas autoridades brasileiras para o restabelecimento do fluxo comercial, com elogios direcionados ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sua equipe, além do Palácio do Planalto e do Itamaraty.

Segundo a entidade, o trabalho incluiu a renegociação de certificados sanitários “para evitar suspensões totais de países em eventuais novas ocorrências”. A reabertura do mercado chinês, avaliou a ABPA, “coroa o sucesso” dessas ações.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário