A China autorizou 183 novas empresas brasileiras a exportar café para seu mercado, conforme anúncio feito pela Embaixada chinesa no Brasil. A medida, válida por cinco anos, entrou em vigor em 30 de julho, mesmo dia em que os Estados Unidos oficializaram novas tarifas contra produtos brasileiros, incluindo o café.
O mercado chinês vem se tornando um destino estratégico para o café brasileiro. Segundo dados divulgados pela embaixada, as importações líquidas do produto no país cresceram 13,08 mil toneladas entre 2020 e 2024. Apesar do avanço, o consumo per capita na China ainda é baixo: 16 xícaras/ano, contra uma média global de 240.
O café vem conquistando espaço no dia a dia dos chineses
destacou a publicação.
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O Ministério da Agricultura e o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) ainda não se pronunciaram sobre a decisão chinesa. Os Estados Unidos são o principal destino do café brasileiro, respondendo por 23% das exportações em 2024, principalmente do tipo arábica, essencial para a indústria americana de torrefação. Nos primeiros seis meses de 2025, as vendas para os EUA somaram 3,3 milhões de sacas de 60 kg, enquanto a China, 10ª maior compradora, adquiriu 529,7 mil sacas, um volume 6,2 vezes menor.
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