Skip to content Skip to footer

CHANTAGEM: Governo Trump suspende visto de ministro da AGU e outras autoridades brasileiras

O ministro da AGU, Jorge Messias: sanções também atingem pessoas ligadas a Alexandre de Moraes. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo Trump revogou o visto de entrada nos Estados Unidos do Advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, em mais uma nova leva de sanções contra autoridades brasileiras por causa do julgamento e condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. A medida foi confirmada pelo próprio Messias.

Também nesta segunda-feira (22), a esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Viviane de Moraes, foi incluída entre os punidos pela Lei Magnitsky, que aplica restrições financeiras a supostos violadores de direitos humanos.

CHANTAGEM: Governo Trump impõe sanções contra mulher de ministro Moraes

Trump ameaça cassar licenças de TVs críticas ao governo

Advogado de Trump elogia Motta por urgência para a anistia a Bolsonaro

Servidores ligados a ministro Moraes também são atingidos

Outros nomes ligados a Moraes devem ter os vistos cancelados, entre eles José Levi, ex-AGU e ex-secretário-geral do ministro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Benedito Gonçalves, ex-ministro do TSE; Airton Vieira, juiz auxiliar de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF); Marco Antonio Martin Vargas, ex-assessor eleitoral; e Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, juiz auxiliar de Moraes.

Em nota, Messias classificou a medida de “agressão injusta” e disse que recebe a notícia “sem receios”. “Continuarei a desempenhar com vigor e consciência as minhas funções em nome e em favor do povo brasileiro”, disse.

O governo norte-americano já tinha revogado os vistos de Moraes, e dos ministros Gilmar Mendes, Flávio Dino, Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Também tiveram os vistos suspensos outros membros do governo brasileiro.

O advogado-geral da União afirmou ainda que as mais recentes medidas aplicadas pelo governo dos EUA contra autoridades brasileiras e seus familiares agravam “um desarrazoado conjunto de ações unilaterais, totalmente incompatíveis com a pacífica e harmoniosa condução de relações diplomáticas e econômicas edificadas ao longo de 200 anos entre os dois países”.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

24 set 2025

Pinacoteca do Ceará inaugura exposição que explora o corpo em múltiplas dimensões

Com mais de cem obras de 48 artistas consagrados, “Corpos explícitos, corpos ocultos” ocupa a Pinacoteca do Ceará e propõe uma imersão no corpo
24 set 2025

Com atraso, Tarcísio admite que manifestações contra “PEC da Bandidagem” refletem vontade popular

Apesar do discurso, 93% dos deputados do Republicanos, partido de Tarcísio, votou a favor da PEC
24 set 2025

Senado atropela Câmara e aprova isenção de IR até R$ 5 mil

Texto relatado pelo senador Renan Calheiros (MDB-PE), em resposta à demora dos deputados em votar a matéria
24 set 2025

Após manifestações, Senado enterra de vez a “PEC da Bandidagem”

Patrocinada pelo Centrão e bolsonaristas, proposta foi barrada após protestos do último domingo em todas as capitais
24 set 2025

Dívida de Minas Gerais aumenta mais de 60% no governo Zema

Total da dívida de Minas chegou a quase R$ 200 bilhões com governador do Novo no poder

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário