Skip to content Skip to footer

Centrão e direita querem que Golpe de Estado tenha pena menor que roubo de celular

Se “PL da Dosimetria” for aprovado, crime de golpe daria 2 a 8 anos de prisão; roubar celular pode dar até dez anos de cadeia
Bolsonaro: pena de ex-presidente pode cair de 27 para 16 anos de prisão. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Se o chamado “PL da dosimetria” for aprovado, tentar um golpe ou atuar para abolir com violência o Estado Democrático de Direito no Brasil terá pena menor do que para quem roubar um celular. É isso o que querem o Centrão e a direita no Congresso, com a proposta que tem como relator o deputado Paulinho da Força (SD-SP).

Atualmente, pelo artigo 359 do Código Penal, o crime de tentativa de golpe de Estado no País pode resultar em uma pena de 4 a 12 anos de prisão. Já a condenação pela tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito resulta em uma punição que varia entre 4 a 8 anos de prisão.

A proposta elaborada pelo Centrão na Câmara prevê que o crime de golpe de Estado passaria a ter penas que vão de 2 a 8 anos. Já a pena do crime de abolição violenta do Estado democrático de Direito seria reduzida para 2 a 6 anos. Além disso, as punições por esses dois crimes não se somariam mais – seria excluído o crime menos grave.

A pena para roubo de celular no Brasil é a mesma prevista para o crime de roubo em geral, que está estabelecido no Artigo 157 do Código Penal. A pena base para o roubo simples é de 4 a 10 anos de prisão.

Bolsonaro se livraria de 11 anos de condenação

Um dos principais beneficiados pela redução das penas seria justamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, Bolsonaro pode ter suas penas reduzidas em 7 a até 11 anos. Com isso, a punição ao ex-presidente poderia passar a 16 anos de prisão, com a possibilidade de que ele deixe a cadeia para o regime semiaberto em 3 a 5 anos.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário