Skip to content Skip to footer

Censo revela 34 mil crianças e adolescentes vivendo em união conjugal no Brasil

União conjugal
(Foto: Unicef/Reprodução)

Os dados mais recentes do Censo 2022, divulgados na última quarta (5) pelo IBGE, expõem uma realidade preocupante: mais de 34 mil crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos vivem em união conjugal no Brasil. Deste total, 77% são meninas, o que revela uma clara desigualdade de gênero nesse fenômeno.

A maioria dessas uniões (86,6%) ocorre de forma “consensual”, sem registro civil ou religioso, e apenas 7% são casamentos formalizados em cartório e igreja.

Embora o casamento de menores de 16 anos seja proibido por lei, o IBGE lembra que o levantamento não comprova a legalidade das relações, pois os dados se baseiam apenas na autodeclaração dos moradores.

Para Luciene Aparecida Longo, técnica do instituto, o objetivo é retratar a realidade social, mesmo quando ela contraria o que está previsto em lei.

O Censo quer mostrar o país como ele é, para que políticas públicas possam atuar onde há violações

explica.

Entre as meninas envolvidas nessas uniões, 62% se declaram pardas e 27% brancas. O estado com mais casos é São Paulo (13,8%), seguido de Bahia (7,9%) e Pará (7,5%).

Especialistas alertam que o “casamento infantil” é uma forma de violência de gênero que interrompe infâncias e perpetua desigualdades. Segundo a advogada Mariana Zan, do Instituto Alana, essas uniões costumam levar à evasão escolar, gravidez precoce e dependência econômica.

Muitas meninas se casam achando que estão fugindo da violência, mas acabam presas em outro ciclo de vulnerabilidade

afirma.

O retrato do Censo acende um alerta: o país ainda precisa encarar de frente a naturalização do “casamento infantil” e proteger meninas que, em vez de cuidar de uma casa, deveriam poder sonhar com o próprio futuro.

*Com informações do portal g1 e Folha de S. Paulo.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário