Skip to content Skip to footer

CCJ do Senado ressuscita e aprova voto impresso na reforma eleitoral

Na votação, a CCJ, principal comissão do Senado, aprovou a pauta por 14 votos a 12. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Acreditem, o voto impresso voltou a ser discutido pelo pior Congresso Nacional da história. Nesta quarta-feira (20), a realização de eleições com voto impresso foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O tema, defendido pela extrema direita, foi incluído, pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), no projeto de lei do novo Código Eleitoral. Vale destacar que em outras duas oportunidades, em 2013 e 2020, o voto impresso foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na votação, a CCJ, principal comissão do Senado, aprovou a pauta por 14 votos a 12. O texto estabelece que, após a confirmação dos votos de cada eleitor, a urna deverá imprimir o registro de cada voto. Na sequência, o papel com o voto será encaminhado, sem contato manual do eleitor, para uma urna lacrada.

Agora, a reforma do Código Eleitoral será votada no plenário da Casa. Se for aprovada pelos senadores, ela ainda voltará à Câmara. Como o Senado aprovou mudanças no projeto de 2021, que tinha sido aprovado pelos deputados, ele precisa ser revisado.

Vale destacar que mudanças no Código Eleitoral só valem para a próxima eleição, em 2026, se forem aprovadas até 3 de outubro deste ano.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário