Skip to content Skip to footer

CCJ do Senado ressuscita e aprova voto impresso na reforma eleitoral

Na votação, a CCJ, principal comissão do Senado, aprovou a pauta por 14 votos a 12. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Acreditem, o voto impresso voltou a ser discutido pelo pior Congresso Nacional da história. Nesta quarta-feira (20), a realização de eleições com voto impresso foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O tema, defendido pela extrema direita, foi incluído, pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), no projeto de lei do novo Código Eleitoral. Vale destacar que em outras duas oportunidades, em 2013 e 2020, o voto impresso foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na votação, a CCJ, principal comissão do Senado, aprovou a pauta por 14 votos a 12. O texto estabelece que, após a confirmação dos votos de cada eleitor, a urna deverá imprimir o registro de cada voto. Na sequência, o papel com o voto será encaminhado, sem contato manual do eleitor, para uma urna lacrada.

Agora, a reforma do Código Eleitoral será votada no plenário da Casa. Se for aprovada pelos senadores, ela ainda voltará à Câmara. Como o Senado aprovou mudanças no projeto de 2021, que tinha sido aprovado pelos deputados, ele precisa ser revisado.

Vale destacar que mudanças no Código Eleitoral só valem para a próxima eleição, em 2026, se forem aprovadas até 3 de outubro deste ano.

Bookmark

Mais Matérias

21 ago 2025
Eduardo usou o WhatsApp para disparar mensagens em tom agressivo contra o pai
21 ago 2025
Material, de acordo com os investigadores, foi editado pela última vez em fevereiro deste ano
21 ago 2025
Nova lei obriga as plataformas digitais a tomarem medidas “razoáveis” para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais
21 ago 2025
Foram 49.336 registros anônimos, número que representa um aumento de 18,9% em relação ao mesmo período de 2024
21 ago 2025
Essa disposição é confirmada pelo presidente do União de Curitiba, deputado estadual Ney Leprevost

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário