O cartunista Gilmar, do Brasil Fora da Caverna, será um dos artistas presentes na 8ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que acontece de 4 a 7 de setembro de 2025, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Ele estará na Feira Muvuca, espaço que reúne autores independentes e editoras com suas publicações, dividindo o local com outros quadrinistas de todo o país.
Autor de obras marcantes como Cramulhão e o Desencarnado e Nenhum dia de Sossego, Gilmar tem uma trajetória consolidada no humor gráfico e nos quadrinhos. Ao longo de sua carreira, publicou em veículos como Folha de S.Paulo, Diário Popular, O Pasquim 21 e Jornal do Brasil, além de colaborar com revistas e jornais em Portugal.

Natural da Bahia e radicado em Santo André (SP), o artista foi eleito Melhor Cartunista Brasileiro no Troféu HQ Mix de 2003, conquistou o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos em 2006 e teve destaque em festivais internacionais de humor e quadrinhos.
Na Bienal, Gilmar levará ao público exemplares de seus livros publicados ao longo dos anos, promovendo encontros diretos com os leitores.

A Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que chega a mais uma edição com entrada gratuita, reúne exposições, conversas, oficinas, sessões de autógrafos e uma grande feira, consolidando-se como um dos maiores eventos do gênero no Brasil.
A programação completa pode ser acessada no site do evento. Para acompanhar o trabalho do Gilmar, siga-o no Instagram.
Bookmark