As carretas do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, já estão circulando por diversas regiões do Brasil levando atendimentos voltados à saúde da mulher. A iniciativa, lançada no dia 10 de outubro, durante o Outubro Rosa, leva exames e consultas especializadas a locais de difícil acesso, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Nesta primeira etapa, 15 unidades móveis começaram a atender em municípios de 13 estados, entre eles Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE) e Goiânia (GO).
Ao longo de outubro, mais de 42,5 mil pacientes previamente agendadas serão atendidas nas carretas, que contam com estrutura completa, equipamentos modernos e equipes multiprofissionais. Serão realizados 130 mil procedimentos, incluindo consultas, exames e biópsias.
- PARAÍSO DO NORTE – Prefeito roqueiro e progressista desafia conservadorismo em plena terra do agro
- DJANHO!, a mostra internacional de cinema fantástico de Curitiba, anuncia programação da edição de 2025 com mais de 50 filmes
- #AgendaCulturalBFC: confira os destaques do fim de semana
O calendário segue no dia 17, quando outras 11 carretas chegam a municípios de oito estados: Ceará, Pará, Piauí, Paraná, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal. Já no dia 24, uma nova unidade será instalada na comunidade do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.
Com atendimento humanizado e gratuito, as carretas levam serviços diretamente às comunidades. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado.
- Estudantes de baixa renda de curso de medicina terão ajuda do governo
- Consumo abusivo de álcool entre mulheres dobra em 17 anos e acende alerta de saúde pública
- Com o SUS, 76% dos brasileiros têm atendimento gratuito de saúde
Procedimentos e estrutura
As unidades oferecem exames como mamografia, ultrassonografia mamária, biópsias e exames anatomopatológicos para detecção de câncer de mama; colposcopia, biópsias e ultrassonografia transvaginal e pélvica para o rastreamento do câncer de colo do útero e outras condições ginecológicas.
Os consultórios móveis contam com ambiente climatizado, sala de espera externa em tenda para até 60 pessoas, TV, bebedouro e espaço para pequenos procedimentos, além de central de esterilização e sala de acolhimento.
Investimentos
A ação, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), tem investimento de R$ 18,9 milhões e busca reduzir desigualdades regionais no acesso à assistência especializada.
O programa Agora Tem Especialistas prevê 150 carretas em circulação até 2026, integrando uma estratégia nacional que mobiliza a estrutura pública e privada de saúde.
Além das unidades móveis, o governo federal reforça a rede pública com 320 novos médicos especialistas em 156 municípios, mutirões que já somam 65,5 mil atendimentos, a criação do Super Centro para Diagnóstico de Câncer, a entrega de 121 aceleradores lineares até o final de 2026 e a adesão de hospitais privados e filantrópicos para ampliar o atendimento no SUS.
*Com informações da Agência Gov.
Bookmark