Skip to content Skip to footer

Carnificina continua: EUA vetam a paz e escolhem o genocídio em Gaza

(Foto: AFP/Reprodução)

Os Estados Unidos seguem sua cruzada contra a paz mundial e votaram por permitir a continuidade do genocídio do povo palestino. Com estimativas de mais de 250 mil mortos e feridos — cerca de 10% da população da Faixa de Gaza —, a destruição perpetrada pelo regime de extrema-direita de Benjamin Netanyahu tende a aumentar ainda mais.

O voto de quinta (18), no Conselho de Segurança da ONU, resultou na rejeição de uma resolução que pedia um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente em Gaza, além do fim das restrições israelenses ao acesso humanitário.

O Conselho de Segurança da ONU é composto pelos cinco membros permanentes — China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos —, que têm poder de veto sobre qualquer decisão. Além deles, outros dez países são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos. A proposição vetada pelos EUA partiu justamente deste bloco, que costuma representar interesses mais periféricos.

Em junho, o grupo formado por Argélia, Dinamarca, Grécia, Paquistão, Panamá, Somália, Guiana, Coreia do Sul, Eslovênia e Serra Leoa já havia apresentado uma resolução semelhante, também rejeitada pelo mesmo placar de 14 a 1, com a oposição norte-americana.

Sem o veto, um cessar-fogo imediato teria sido imposto a Israel e a ajuda humanitária entraria sem restrições em Gaza. A curto prazo, haveria monitoramento internacional e pressão direta sobre o governo Netanyahu para interromper o massacre que, apenas em julho deste ano, deixou quase 12 mil crianças em condições de “desnutrição aguda”, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Bookmark

Luiz Estrela

Mais Matérias

24 set 2025

Pinacoteca do Ceará inaugura exposição que explora o corpo em múltiplas dimensões

Com mais de cem obras de 48 artistas consagrados, “Corpos explícitos, corpos ocultos” ocupa a Pinacoteca do Ceará e propõe uma imersão no corpo
24 set 2025

Com atraso, Tarcísio admite que manifestações contra “PEC da Bandidagem” refletem vontade popular

Apesar do discurso, 93% dos deputados do Republicanos, partido de Tarcísio, votou a favor da PEC
24 set 2025

Senado atropela Câmara e aprova isenção de IR até R$ 5 mil

Texto relatado pelo senador Renan Calheiros (MDB-PE), em resposta à demora dos deputados em votar a matéria
24 set 2025

Após manifestações, Senado enterra de vez a “PEC da Bandidagem”

Patrocinada pelo Centrão e bolsonaristas, proposta foi barrada após protestos do último domingo em todas as capitais
24 set 2025

Dívida de Minas Gerais aumenta mais de 60% no governo Zema

Total da dívida de Minas chegou a quase R$ 200 bilhões com governador do Novo no poder

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário