Skip to content Skip to footer

Carnificina continua: EUA vetam a paz e escolhem o genocídio em Gaza

(Foto: AFP/Reprodução)

Os Estados Unidos seguem sua cruzada contra a paz mundial e votaram por permitir a continuidade do genocídio do povo palestino. Com estimativas de mais de 250 mil mortos e feridos — cerca de 10% da população da Faixa de Gaza —, a destruição perpetrada pelo regime de extrema-direita de Benjamin Netanyahu tende a aumentar ainda mais.

O voto de quinta (18), no Conselho de Segurança da ONU, resultou na rejeição de uma resolução que pedia um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente em Gaza, além do fim das restrições israelenses ao acesso humanitário.

O Conselho de Segurança da ONU é composto pelos cinco membros permanentes — China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos —, que têm poder de veto sobre qualquer decisão. Além deles, outros dez países são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos. A proposição vetada pelos EUA partiu justamente deste bloco, que costuma representar interesses mais periféricos.

Em junho, o grupo formado por Argélia, Dinamarca, Grécia, Paquistão, Panamá, Somália, Guiana, Coreia do Sul, Eslovênia e Serra Leoa já havia apresentado uma resolução semelhante, também rejeitada pelo mesmo placar de 14 a 1, com a oposição norte-americana.

Sem o veto, um cessar-fogo imediato teria sido imposto a Israel e a ajuda humanitária entraria sem restrições em Gaza. A curto prazo, haveria monitoramento internacional e pressão direta sobre o governo Netanyahu para interromper o massacre que, apenas em julho deste ano, deixou quase 12 mil crianças em condições de “desnutrição aguda”, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário