O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), DO Rio de Janeiro, compartilhou no último sábado (18), na rede social X (antigo Twitter), uma matéria antiga da BBC News Brasil para tentar contestar a informação de que, nas negociações recentes entre autoridades brasileiras e estadunidenses, o nome de seu pai, Jair Bolsonaro, sequer foi citado. A reportagem original era de 11 de setembro, data da condenação do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal por liderar a tentativa de golpe de estado após a derrota nas eleições de 2022.
O texto destacava declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nas quais ele prometeria “uma resposta à altura” à condenação de Bolsonaro. A intenção do vereador carioca era colocar em xeque a notícia de que, no encontro do último dia 16 entre Rubio e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, não houve qualquer menção à situação de seu pai.
- Após a prisão do pai, Carlos Bolsonaro passa mal e é hospitalizado
- “Careca do INSS” confirma que esquema começou no governo Bolsonaro
- Condenação de Bolsonaro expõe silêncio político e baixa mobilização nas ruas
Para isso, Carlos Bolsonaro compartilhou a informação de 11 de setembro da BBC como se ela tivesse sido publicada em 18 de outubro. Nela, a usuária do X identificada como “RoziSNews”, questionava: “Mas a Globo disse que não foi tocado no nome do Bolsonaro…
Eles me enganaram ??”.
Na republicação, o filho de Jair ainda comentou: “A rede globo sempre foi a maior propagadora de fakenews da história do Brasil. Tudo em prol da democracia”.
A própria BBC, porém, deixou o filho do ex-presidente “de pincel na mão”, ao confirmar que a notícia de 11 de setembro havia sido republicada na última sexta-feira por engano. “Pedimos desculpas aos nossos seguidores pela publicação de um post com uma notícia de 11 de setembro no dia 18. Foi um engano da BBC News Brasil e não deveria ter sido postado”, comunicou o veículo.
Bookmark