A Câmara Federal rejeitou, na madrugada desta quinta-feira (11), a cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foram 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, com 10 abstenções.
Como para a perda de mandato são necessários 257 votos, faltaram 30 para a cassação ser aprovada. Com isso, a representação da Mesa Diretora contra a deputada será arquivada, transformando Zambelli em mais uma parlamentar brasileira foragida da Justiça e presidiária.
- Comissão da Câmara aprova cassação de Zambelli
- Bancada dos fujões: PT vai ao Supremo por cassação de Zambelli e Ramagem
- Redes reagem a deputado que tentou blindar Zambelli: “vergonha”, “pau mandado”…
Zambelli está presa na Itália desde julho, para onde fugiu na tentativa de escapar da cadeia após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. A Justiça italiana avalia um pedido do governo brasileiro de extradição da deputada.
Jurisprudência
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou nessa quarta-feira (10) parecer do deputado Claudio Cajado (PP-BA) que recomendava a perda do mandato da parlamentar pela incompatibilidade fática absoluta do encarceramento em regime fechado com o exercício do mandato.
“Como alguém pode exercer o mandato estando recluso em regime fechado? O mandato exige presença, comparecer ao plenário e participar das comissões”, disse.
Cajado citou jurisprudência do STF, baseada no julgamento de ação penal contra o então deputado paranaense Nelson Meurer em 2018.
A representação contra Carla Zambelli foi apresentada pela Mesa Diretora em razão de comunicado do Supremo, cuja interpretação da Constituição pela 1ª Turma definia a declaração de perda do mandato pela Mesa.
No entanto, a jurisprudência da interpretação da Câmara sobre processos envolvendo parlamentares condenados em definitivo amparam a análise pela comissão.
Renúncia
O advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, afirmou que a deputada pediria renúncia caso tivesse seu mandato mantido.
Bookmark