Skip to content Skip to footer

Câmara pode votar urgência de projeto que beneficia Bolsonaro

(Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução)

A Câmara dos Deputados deve decidir ainda hoje (17) se dará urgência ao projeto que propõe anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, medida que pode favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro. A movimentação ocorre em meio a tensões políticas após o PT ter se posicionado contra a “PEC da Bandidagem”, o que abriu espaço para discussões sobre possíveis retaliações contra o governo.

O texto, de autoria do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), prevê a anistia total, incluindo Bolsonaro, o que reacendeu disputas internas entre partidos do Centrão. Inicialmente, a expectativa era que a proposta fosse rejeitada, mas a mudança de cenário elevou a incerteza sobre o resultado.

Nos bastidores, há receio de que a insatisfação no Congresso respingue em medidas consideradas prioritárias pelo Planalto, como a Medida Provisória que trata do setor elétrico e pode reduzir a conta de luz, mas perde validade nesta terça-feira.

O tema também mobilizou o Judiciário. Em encontro no Palácio do Planalto, ministros do Supremo Tribunal Federal classificaram a proposta como inconstitucional e uma afronta à Corte. O presidente Lula participou da reunião, na qual os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes reiteraram críticas ao projeto.

Pesquisas de opinião reforçam a divisão na sociedade: levantamento Genial/Quaest aponta que 41% dos brasileiros são contrários a qualquer anistia, enquanto 36% defendem perdão a todos os envolvidos, incluindo Bolsonaro. Outros 10% apoiam a anistia apenas para manifestantes, sem contemplar o ex-presidente. Para o cientista político Felipe Nunes, os dados indicam que não há ambiente popular favorável para uma medida que reverta a inelegibilidade de Bolsonaro.

Bookmark

Henrique Romanine

Participante

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s.

Mais Matérias

18 set 2025

Após revelação de ligações de Rueda com PCC, União Brasil desembarca do governo Lula

Piloto disse que presidente nacional do partido seria sócio oculto de aeronaves usadas pela facção criminosa
18 set 2025

Advogado de Trump elogia Motta por urgência para a anistia a Bolsonaro

De Luca apareceu em investigação da PF, quando Bolsonaro pediu ajuda para escrever post sobre tarifaço
18 set 2025

Relator na Câmara descarta anistia e fala em redução de penas

Segundo Paulinho da Força, anistia “ampla, geral e irrestrita é impossível”
18 set 2025

Da favela de Campinas para o topo do mundo

Aretha Duarte transformou resíduo reciclável em passaporte para o Everest
18 set 2025

Encontro aproxima não-indígenas das tradições originárias na Região Metropolitana de Curitiba

Programação prevê oficinas, trilhas, culinária e apresentações culturais

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário