Skip to content Skip to footer

Câmara mostra mais da sua cara e suspende andamento de processo contra deputado Gustavo Gayer no Supremo Tribunal Federal

Câmara mostra mais da sua cara e suspende andamento de processo contra deputado Gustavo Gayer no Supremo Tribunal Federal

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) a suspensão de uma ação penal que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). A decisão foi tomada com 268 votos a favor e 167 contra, seguindo o relatório do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

Este é o segundo processo contra um parlamentar suspenso pela Câmara neste ano. Em maio, a Casa já havia sustado parte de uma ação penal movida pelo STF contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por envolvimento na tentativa de golpe de 2022. A suspensão não significa o arquivamento do processo — a ação ficará paralisada até o final do mandato de Gayer.

O caso havia receitado aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana anterior. Gayer responde por crimes de calúnia, injúria e difamação contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Em um vídeo de 2023, o deputado o chamou de “vagabundo” e insinuou que Vanderlan e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) teriam apoiado a reeleição de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado em troca de cargos.

Durante a sessão, a base governista protestou contra a falta de transparência, mas o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), validou a decisão e permitiu a votação sem a leitura do relatório.

A sustação de processos contra parlamentares está prevista na Constituição, aplicando-se apenas a crimes cometidos após a diplomação e mediante decisão da maioria dos deputados.


O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) defendeu a suspensão, argumentando que o caso deveria ser tratado no Conselho de Ética, e não no STF. Já o líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RR), criticou a decisão, afirmando ser “uma vergonha inominável” e acusando a Casa de confundir imunidade parlamentar com impunidade. Ele lembrou que esta é apenas a segunda vez na história que a Câmara suspende uma ação penal do STF.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto
24 out 2025

Para livrar Eduardo, bolsonaristas criam a “traição premiada”

Arquivamento de processo de cassação de deputado no Conselho de Ética da Câmara expõe cinismo de bancada bolsonarista

Fux quer criar “polo bolsonarista” no STF

Na Segunda Turma, Fux formará a “bancada bolsonarista” ao lado de Nunes Marques e André Mendonça
23 out 2025

Câmara aprova urgência para criação da bancada cristã

A medida permite que o texto seja votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões temáticas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário