Skip to content Skip to footer

Câmara mostra mais da sua cara e suspende andamento de processo contra deputado Gustavo Gayer no Supremo Tribunal Federal

Câmara mostra mais da sua cara e suspende andamento de processo contra deputado Gustavo Gayer no Supremo Tribunal Federal

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) a suspensão de uma ação penal que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). A decisão foi tomada com 268 votos a favor e 167 contra, seguindo o relatório do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

Este é o segundo processo contra um parlamentar suspenso pela Câmara neste ano. Em maio, a Casa já havia sustado parte de uma ação penal movida pelo STF contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por envolvimento na tentativa de golpe de 2022. A suspensão não significa o arquivamento do processo — a ação ficará paralisada até o final do mandato de Gayer.

O caso havia receitado aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana anterior. Gayer responde por crimes de calúnia, injúria e difamação contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Em um vídeo de 2023, o deputado o chamou de “vagabundo” e insinuou que Vanderlan e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) teriam apoiado a reeleição de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado em troca de cargos.

Durante a sessão, a base governista protestou contra a falta de transparência, mas o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), validou a decisão e permitiu a votação sem a leitura do relatório.

A sustação de processos contra parlamentares está prevista na Constituição, aplicando-se apenas a crimes cometidos após a diplomação e mediante decisão da maioria dos deputados.


O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) defendeu a suspensão, argumentando que o caso deveria ser tratado no Conselho de Ética, e não no STF. Já o líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RR), criticou a decisão, afirmando ser “uma vergonha inominável” e acusando a Casa de confundir imunidade parlamentar com impunidade. Ele lembrou que esta é apenas a segunda vez na história que a Câmara suspende uma ação penal do STF.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

18 dez 2025

Quatro partidos recorrem ao STF contra PL da Dosimetria

PT, PSB, PCdoB e PSOL pedem nulidade dos atos praticados na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
18 dez 2025

Flávio dá a entender que Jair Bolsonaro é “desequilibrado”

Não é a primeira vez que o senador acaba atingindo indiretamente o pai ao tentar se diferenciar dele
18 dez 2025

Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria

Na avaliação do presidente, quem cometeu crimes contra a democracia precisa pagar por esses atos
18 dez 2025

Lula defende filhas de Silvio Santos, critica Zezé Di Camargo e diz que cantor foi covarde

Presidente se solidarizou com filhas do apresentador e chamou ataque de cantor de “cretinice”
18 dez 2025

Relatório do Coaf aponta que Renato Cariani movimentou R$ 31,5 milhões em cinco meses

Os números do Coaf reforçam as suspeitas de que o influenciador, conhecido por promover estilo de vida fitness e suplementos, estaria envolvido em um esquema de

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário