Skip to content Skip to footer

Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque participarão de manifestação contra a PEC da Bandidagem no Rio de Janeiro

(Foto: Divulgação)

Três dos maiores ícones da música e da cultura brasileira, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, se posicionaram publicamente contra a PEC 9/2024 (conhecida como “PEC da Bandidagem” ). A proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados, amplia proteções legais a parlamentares e dificulta processos e prisões contra políticos.

Historicamente engajados em debates políticos, os artistas entendem a proposta como um retrocesso democrático e um afastamento do interesse público.

Essa PEC é porto seguro pra bandido

declarou Caetano Veloso.

O grupo também é contra o projeto de lei que conceda anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, entre os quais o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado semana passada pelo STF a mais de 27 anos de prisão.

O encontro dos artistas está marcando a partir das 14h no Posto 5, em Copacabana. Há ainda uma recomendação para que o trio elétrico seja ocupado somente por artistas – evitando a presença de pessoas fora do meio – como políticos, por exemplo.

A PEC segue para votação no Senado, onde enfrentará maior resistência de partidos de oposição. A mobilização de artistas como Veloso, Gil e Buarque amplifica o debate público sobre o tema, pressionando por transparência e ética na política. A cantora Anitta também foi às redes se posicionar contra o projeto de lei.

Em uma postagem no Instagram, a cantora carioca Fernanda Abreu afirmou que a PEC da Blindagem é o “paraíso para PCC e Comando Vermelho”.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário