Skip to content Skip to footer

Brasil se despede de Clara Charf, militante histórica e viúva de Marighella

Clara Charf
(Foto: Reprodução)

Clara Charf, referência histórica na luta pela democracia e pelos direitos das mulheres, morreu na madrugada desta segunda-feira (3), aos 100 anos, em São Paulo (SP). A informação foi confirmada pela Associação Mulheres pela Paz, organização fundada e presidida por ela. Clara estava internada e faleceu por causas naturais.

Nascida em Maceió, em 1925, filha de imigrantes judeus russos, ela começou cedo sua militância política. Filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) aos 21 anos, onde conheceu o guerrilheiro Carlos Marighella, com quem viveu por quase duas décadas. Durante a ditadura militar, integrou a Ação Libertadora Nacional (ALN) e viveu na clandestinidade até o assassinato de Marighella, em 1969.

Exilada em Cuba por dez anos, retornou ao Brasil em 1979 com a Lei da Anistia e se uniu ao Partido dos Trabalhadores (PT). Anos depois, criou a Associação Mulheres pela Paz, voltada à defesa dos direitos humanos e à promoção da igualdade de gênero, projeto que chegou a indicar 52 brasileiras ao Prêmio Nobel da Paz em 2005.

Colegas e admiradores destacaram o legado da ativista. O ministro Paulo Teixeira afirmou que Clara foi “uma das maiores militantes de esquerda do Brasil”, enquanto o deputado Ivan Valente a definiu como “gentil e corajosa”. Para o jornalista Mário Magalhães, autor da biografia de Marighella, ela foi “uma das mulheres mais fascinantes e destemidas que o país conheceu”.

O velório ocorre nesta segunda-feira, das 18h às 21h, no Cemitério São Paulo, em Pinheiros. O corpo será cremado na Vila Alpina.

Clara foi do tamanho dos seus 100 anos

disse a amiga e parceira de militância, Vera Vieira.
Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário