Skip to content Skip to footer

Brasil organiza fórum internacional sem os EUA em Nova York

(Foto: Ricardo Stuckert/ND/Divulgação)

O Brasil vai realizar, na próxima quarta-feira (24), a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, desta vez sem a participação dos Estados Unidos. A decisão foi tomada pelo governo brasileiro em conjunto com aliados, diante das crescentes tensões entre os dois países.

O encontro acontece às margens da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e terá a presença de líderes internacionais, incluindo os presidentes Gabriel Boric (Chile), Pedro Sánchez (Espanha), Gustavo Petro (Colômbia) e Yamandú Orsi (Uruguai). Ao todo, estão previstos representantes de cerca de 30 países.

Segundo o governo brasileiro, a ausência dos EUA se justifica pelas ações do país durante o governo Trump, consideradas incompatíveis com a proposta do fórum, que busca fortalecer a democracia e combater o extremismo. Além disso, o momento é marcado por questionamentos norte-americanos sobre instituições brasileiras, incluindo o sistema eleitoral e o Judiciário.

A decisão ocorre em meio a um contexto de sanções e atritos recentes: a administração Trump já aplicou sobretaxas de 50% a produtos brasileiros, cancelou vistos de autoridades e sancionou o ministro Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky. Mais recentemente, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou novas sanções após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte para Nova York neste domingo (21), onde abrirá os discursos da Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23). O fórum de quarta-feira terá como foco a defesa das instituições democráticas, o combate à desinformação e ao discurso de ódio, além da promoção de igualdade social e cooperação internacional.

O evento reforça o papel do Brasil como articulador global na proteção da democracia, mesmo diante de tensões diplomáticas com potências internacionais.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário