Skip to content Skip to footer

Brasil é o “adulto da América”, diz “The Economist”, a “bíblia” do Liberalismo

Reprodução

Com Bolsonaro na capa vestido de “viking” da invasão do Capitólio de 2021, nos Estados Unidos, a revista britânica “The Economist” – considerada a “bíblia” do liberalismo econômico mundial – traz em sua edição desta semana uma reportagem na qual destaca a resistência do Brasil à tentativa de golpe liderada pelo ex-presidente.

A publicação aponta que, ao contrário dos EUA, em que Donald Trump saiu ileso depois de tentar impedir a posse do adversário vitorioso na eleição de 2020, Bolsonaro será condenado e pagará por seus crimes contra a democracia brasileira.

Brasíl dá lição

Sob o título de “O Brasil oferece aos Estados Unidos uma lição de maturidade democrática”, a revista afirma que o país está mostrando firme capacidade de defender o respeito à lei, no em meio a uma “América que está se tornando mais corrupta, protecionista e autoritária”.

No texto, a “Economist” diz estar convicta de que “Bolsonaro e seus associados provavelmente serão considerados culpados”, e considera que “isso torna o Brasil um caso de teste para a recuperação de países de uma febre populista”.

Lula diz que Brasil não aceitará “desaforo” e reafirma soberania do país

Movimento “Meu Brasil Brasileiro” promove ato por união em defesa da soberania do Brasil

Brasil e Nigéria firmam acordos e defendem livre-comércio em meio a onda protecionista global

Trocando de lugar

Para a revista, é como se Estados Unidos e Brasil estivessem “trocando de lugar”. “Os EUA estão se tornando mais corruptos, protecionistas e autoritários — com Donald Trump esta semana mexendo com o Federal Reserve e ameaçando cidades controladas pelos democratas”, lembra.

“Em contraste, mesmo com o governo Trump punindo o Brasil por processar Bolsonaro, o próprio país está determinado a salvaguardar e fortalecer sua democracia”, elogia a publicação.

Memória da ditadura

Na avaliação da “Economist”, essa resistência é fruto da “memória fresca” que o Brasil tem da ditadura militar e que o país “restaurou a democracia em 1988” com uma Constituição que faz do Supremo Tribunal Federal “um baluarte contra o autoritarismo”.

“Além disso, a maioria dos brasileiros está de olhos abertos sobre o que Bolsonaro fez. A maioria acredita que ele tentou dar um golpe para se manter no poder”, explica a reportagem.

Ataques de Trump “vão sair pela culatra”

Para a revista, os ataques de Trump ao Brasil articulados pela família Bolsonaro vão “sair pela culatra”. “Apenas 13% das exportações brasileiras vão para os Estados Unidos, e consistem principalmente de commodities, para as quais novos mercados podem ser encontrados”, esclarece.

De acordo com a “Economist”, a chantagem do presidente estadunidente apenas fortaleceu a posição de Lula nas pesquisas de opinião.

A revista conclui afirmando que a maturidade política do Brasil mostra que atualmente “o papel do adulto democrático do hemisfério ocidental se deslocou para o sul”.

Bookmark

Mais Matérias

28 ago 2025
Norma que previa fiscalização de operações se fintechs foi suspensa após repercussão de vídeos de deputado bolsonarista
28 ago 2025
Instituto Marielle Franco (IMF) lançou nesta quarta-feira (27) a pesquisa inédita “Regime de ameaça: a violência política de gênero e raça no âmbito digital”
28 ago 2025
Proposta defendida por líder do PL de Bolsonaro blinda parlamentares de investigações por corrupção e outros crimes comuns
28 ago 2025
Eventos marcados no mesmo horário, em relação à operação contra o PCC, aprofundaram a tensão entre as instituições
28 ago 2025
Mãe e filhos estão em área de risco na Faixa de Gaza e lutam para voltar ao Brasil, onde vive parte de sua família

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário