O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens com domínio absoluto. Neste domingo (9), o país garantiu mais seis medalhas – cinco de ouro e uma de prata – e consolidou a liderança no quadro de medalhas da competição realizada em Santiago, no Chile. Ao todo, a delegação brasileira acumulou 99 pódios: 60 ouros, 29 pratas e 10 bronzes.
A Colômbia ficou em segundo lugar no geral, com 116 medalhas (35 ouros, 40 pratas e 41 bronzes), seguida pelo México, com 98 pódios (31 ouros, 31 pratas e 36 bronzes).
O grande destaque do encerramento foi a equipe de bocha paralímpica, que conquistou três medalhas de ouro: nas modalidades de pares BC3, pares BC4 e equipes (classes BC1 e BC2).

Além da bocha, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio com as seleções masculinas de futebol de cegos e vôlei sentado. A equipe feminina de vôlei sentado assegurou a prata após campanha invicta até a final.
A delegação brasileira em Santiago foi composta por 120 atletas com idades até 23 anos, que competiram em 13 modalidades. O desempenho reforça a base do paradesporto nacional a menos de um ano dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles-2028.
- Vasco lança camisa “Negritude” em homenagem ao Novembro Negro
- Críticas de técnicos brasileiros a estrangeiros criam constrangimento para Ancelotti em fórum da CBF
- Daniel Alves reaparece como pregador evangélico em culto evangélico na Espanha
Em nota, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) destacou que o resultado “consolida o trabalho de desenvolvimento de jovens talentos e evidencia a força do esporte paralímpico no país”.
Bookmark