Skip to content Skip to footer

Brasil atinge menor taxa de desemprego da história

Taxa de desemprego
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A taxa de desemprego no país voltou a recuar e alcançou, no trimestre encerrado em outubro, o menor patamar desde o início da série da Pnad Contínua, em 2012. Segundo os dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (28), 5,4% dos brasileiros que buscavam trabalho não conseguiram uma vaga no período, um resultado melhor do que o esperado pelo mercado e que confirma a trajetória de melhora gradual do mercado de trabalho ao longo do ano.

O número de pessoas desocupadas também reforça esse quadro: 5,9 milhões de brasileiros estavam em busca de emprego, o menor contingente já registrado pela pesquisa. Em relação ao mesmo trimestre de 2024, a redução é expressiva, com cerca de 800 mil pessoas a menos nessa condição. Do outro lado, a população ocupada permaneceu em nível historicamente elevado, totalizando 102,6 milhões de trabalhadores.

O avanço da formalização segue como um dos pontos de destaque. O setor privado atingiu 52,7 milhões de empregados, o maior volume da série, com 39,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada — um recorde impulsionado pelo aumento anual de quase 1 milhão de vínculos formais. Já o trabalho informal, apesar de igualmente numeroso, mostrou leve acomodação em relação ao ano anterior.

Entre os setores, construção e áreas ligadas à administração pública foram as que mais criaram vagas na comparação trimestral, enquanto atividades classificadas como “outros serviços” registraram queda. No recorte anual, transporte e serviços essenciais permanecem sustentando a expansão do emprego.

Do ponto de vista da renda, o trimestre marcou novo recorde: o rendimento médio habitual chegou a R$ 3.528, mantendo tendência de alta em relação ao ano passado. A massa de rendimentos, somando o que recebem todos os trabalhadores, atingiu R$ 357,3 bilhões, resultado favorecido tanto pela estabilidade salarial quanto pelo grande contingente de pessoas ocupadas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário