Skip to content Skip to footer

Brasil aprova primeiro imunizante de dose única contra dengue no mundo

Imunizante contra dengue
(Foto: (Walterson Rosa/MS)

A Anvisa concluiu a etapa técnica necessária para liberar o registro da Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue já desenvolvida no mundo. O processo agora entra na fase administrativa, um trâmite formal que será oficializado com a assinatura de um termo de compromisso entre o órgão regulador e o Instituto Butantan, prevista para esta quarta-feira (26), em São Paulo.

A medida confirma que o imunizante cumpriu todos os requisitos de segurança e desempenho, permitindo que o governo avance na preparação para incluí-lo no Programa Nacional de Imunizações.

Embora ainda não exista definição sobre quando a vacina entrará no calendário, o Butantan já possui mais de 1 milhão de doses prontas para distribuição. A fabricação começou antes mesmo da aprovação final, graças aos resultados positivos dos estudos clínicos.

Segundo os dados apresentados, a proteção após uma única aplicação se manteve elevada por mais de cinco anos, com eficácia superior a 70% para casos sintomáticos e perto de 90% para quadros graves. Os ensaios envolveram mais de 16 mil voluntários, de 14 estados, com boa resposta tanto entre pessoas que já tiveram dengue quanto entre quem nunca teve contato com o vírus.

Além de ser tetravalente, atuando contra os quatro sorotipos, a Butantan-DV traz vantagens logísticas importantes: campanhas mais simples, maior adesão e cobertura mais rápida em situações de emergência sanitária. O imunizante também se mostrou competitivo em relação à vacina já ofertada no SUS, produzida pela Takeda, que exige duas aplicações.

Com a parceria firmada com a empresa chinesa WuXi, o Butantan estima entregar cerca de 30 milhões de doses por ano a partir do segundo semestre de 2026. A ampliação para outras faixas etárias já está em avaliação, enquanto o Ministério da Saúde define a estratégia de implantação no SUS, prevista para começar em 2026.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário