Skip to content Skip to footer

Bolsonaro terá todo o tratamento oncológico moderno que negou aos vulneráveis enquanto era presidente

(Foto: Alan Santos/PR)

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com câncer de pele, e as lesões já foram removidas cirurgicamente. A informação surge em um contexto marcado por descaso em seu histórico em relação às políticas de saúde para pacientes oncológicos.

Em 2015, Bolsonaro, então deputado, desejou publicamente a morte da ex-presidente Dilma Rousseff  em decorrência de câncer ou infarto. Vale lembrar que a ex-presidente enfrentou e venceu um Linfoma não Hodgkin, tipo agressivo de câncer.

Em 2021, já como presidente, vetou integralmente o PL 6.330/19,  aprovado pelo Congresso, que obrigava planos de saúde a cobrir medicamentos orais e tratamentos domiciliares contra o câncer – incluindo prazo de 48 horas para entrega de remédios após prescrição médica.

Na justificativa do veto, alegou que a proposta traria “insegurança jurídica” aos planos de saúde, podendo “comprometer a sustentabilidade do setor”. Seu veto foi mantido pelo Congresso bolsonarista, impedindo a ampliação da cobertura de quimioterapia oral.

No mesmo ano, sancionou a Lei 14.238 (Estatuto da Pessoa com Câncer), mas vetou o artigo que garantia acesso a “medicamentos mais efetivos” pelo Estado.

O diagnóstico de Bolsonaro com a mesma doença que ele minimizou em políticas públicas e usou como instrumento de agressão política no passado pode ser karma e justiça poética para alguns, mas é só para lembrar o quanto o extremista de direita não tem e nunca teve empatia pelo povo.

Claro, milionário, ele tem acesso a todos os tratamentos que negou pessoas vulneráveis a ter. Não há justiça e nem poesia nisso.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores

Por unanimidade, STF mantém condenação de Bolsonaro e demais criminosos

A princípio, Bolsonaro e outros réus não têm direito a um novo recurso para levar o caso para o plenário
10 nov 2025

Governador de extrema direita detona Eduardo Bolsonaro: “Tá falando merda nos EUA”

Mauro Mendes diz que deputado “fez lambança gigante quando ele defendeu o tarifaço do Trump”
10 nov 2025

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’
10 nov 2025

Lula faz apelo na COP30: investir no clima custa menos que financiar guerras

Para ele, a COP30 precisa sair do campo dos discursos e se tornar a “COP da verdade”, onde compromissos se transformem em ações concretas

TIC-TAC: quando Bolsonaro será preso? Saiba os próximos passos

Se os próximos recursos de Bolsonaro forem considerados apenas uma manobra para ganhar tempo, Moraes pode mandá-lo em seguida para a Papuda

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário