Skip to content Skip to footer

Bolsonaristas e Centrão se unem para derrubar vetos de Lula no “PL da Devastação”

Mata Atlântica: Lula vetou a possibilidade de retirar vegetação de regime de proteção especial para supressão de floresta nativa. Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para a próxima quinta-feira (16), a votação dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pontos polêmicos do projeto que ficou conhecido como “PL da Devastação”, por praticamente acabar com o licenciamento ambiental no Brasil.

As bancadas dos partidos bolsonaristas e do Centrão se uniram para derrubar os vetos de Lula, e garantir a eliminação ou redução das exigências para a concessão de licenciamento de empreendimentos com potencial poluidor.

Um dos pontos que Lula vetou foi a chamada licença por autodeclaração – no qual a permissão é concedida sem análise prévia do órgão ambiental, apenas com a declaração do próprio empreendedor interessado no projeto. Na prática, isso permitiria a concessão de licenças automáticas ou a dispensa de licenciamento.

O presidente também vetou dispositivos que transferiam, “de forma ampla”, para os estados e o Distrito Federal (DF), a responsabilidade por definir os parâmetros e critérios para licenciamentos. Com os vetos, o governo estabeleceu que os estados devem respeitar “padrões nacionais”. Também foi vetada a possibilidade de retirar a Mata Atlântica do regime de proteção especial para supressão de floresta nativa.

Mobilização

As bancadas do PL – partido de Jair Bolsonaro – do PSD e do MDB, que são as maiores do Senado, articulam a derrubada dos vetos com o objetivo de enfraquecer as exigências para o licenciamento. A votação acontece na mesma semana do evento de preparação para a Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas-COP 30, programada para novembro, em Belém (PA).

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário