Skip to content Skip to footer

Bolsonaristas e Centrão se unem para derrubar vetos de Lula no “PL da Devastação”

Mata Atlântica: Lula vetou a possibilidade de retirar vegetação de regime de proteção especial para supressão de floresta nativa. Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para a próxima quinta-feira (16), a votação dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pontos polêmicos do projeto que ficou conhecido como “PL da Devastação”, por praticamente acabar com o licenciamento ambiental no Brasil.

As bancadas dos partidos bolsonaristas e do Centrão se uniram para derrubar os vetos de Lula, e garantir a eliminação ou redução das exigências para a concessão de licenciamento de empreendimentos com potencial poluidor.

Um dos pontos que Lula vetou foi a chamada licença por autodeclaração – no qual a permissão é concedida sem análise prévia do órgão ambiental, apenas com a declaração do próprio empreendedor interessado no projeto. Na prática, isso permitiria a concessão de licenças automáticas ou a dispensa de licenciamento.

O presidente também vetou dispositivos que transferiam, “de forma ampla”, para os estados e o Distrito Federal (DF), a responsabilidade por definir os parâmetros e critérios para licenciamentos. Com os vetos, o governo estabeleceu que os estados devem respeitar “padrões nacionais”. Também foi vetada a possibilidade de retirar a Mata Atlântica do regime de proteção especial para supressão de floresta nativa.

Mobilização

As bancadas do PL – partido de Jair Bolsonaro – do PSD e do MDB, que são as maiores do Senado, articulam a derrubada dos vetos com o objetivo de enfraquecer as exigências para o licenciamento. A votação acontece na mesma semana do evento de preparação para a Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas-COP 30, programada para novembro, em Belém (PA).

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
10 out 2025

No estado governado por Tarcísio (SP), 8 milhões passam fome

Quase 20% da população do estado enfrenta a insegurança alimentar
10 out 2025

Derrite desmente Tarcísio e confirma que PCC está por trás da adulteração de bebidas

Suspeita é de que o Primeiro Comando da Capital, investigado por adulterar combustíveis e lavar dinheiro em postos de gasolina, esteja envolvido.
10 out 2025

PSOL faz ato em defesa de vereadora Professora Ângela, em Curitiba

Parlamentar é acusada de quebra de decoro por distribuir material informativo sobre politica de redução de danos para dependentes químicos
10 out 2025

RJ implanta gratificação salarial para policiais que matarem

Lei prevê um acréscimo salarial que pode chegar a 150% para policiais civis do estado

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Babás de Higienópolis organizam movimento por valorização profissional e estabelecem tabela de referência

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário