Skip to content Skip to footer

Bolsa Família ajuda a reduzir mortalidade por Aids em até 55%, aponta estudo

Impacto foi ainda mais expressivo no grupo de mulheres pardas ou pretas vivendo em extrema pobreza: nesse recorte, a incidência da doença diminuiu 53%. (Foto: Agência Gov/Via MDS)

Um estudo conduzido pela Fiocruz e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) revelou que o Bolsa Família tem um impacto significativo na redução da incidência e da mortalidade por Aids, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A pesquisa, publicada na revista Nature Human Behaviour, analisou dados de 12,3 milhões de brasileiras, mais de 10,9 milhões de mães e 1,3 milhão de filhas, cruzando informações do Ministério da Saúde com registros do programa social.

Entre mães beneficiárias, a ocorrência de novos casos caiu 47%, enquanto entre as filhas a redução foi de 42%. Já em relação às mortes, a queda chegou a 43% entre mães e impressionantes 55% entre filhas. O impacto foi ainda mais expressivo no grupo de mulheres pardas ou pretas vivendo em extrema pobreza: nesse recorte, a incidência da doença diminuiu 53%.

A coordenadora do estudo, a pesquisadora Andréa Ferreira da Silva, destacou que o maior efeito foi registrado entre mães pardas/pretas extremamente pobres, mas com ensino superior completo, que apresentaram redução de 56% na incidência e 55% na mortalidade.

Os dados analisados vieram do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), abrangendo informações de cerca de 100 milhões de brasileiros.

Segundo os pesquisadores, a ampla cobertura do Bolsa Família contribuiu não apenas para reduzir desigualdades sociais e pobreza, mas também para melhorar indicadores de saúde, mostrando que programas de transferência de renda podem ser ferramentas poderosas no combate a doenças que afetam desproporcionalmente populações marginalizadas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário