Skip to content Skip to footer

Bolsa de Valores de Buenos Aires registra o pior desempenho mundial

Milei
(Foto: Marcelo Endelly/Getty Images)

A Bolsa de Buenos Aires encerrou os três primeiros trimestres do ano como o mercado de pior performance global. O índice Merval acumula queda de 30% em moeda local e, quando convertido para dólares, o tombo chega a 47,12%, reflexo não só da desvalorização das ações, mas também do peso argentino, que segue em trajetória de forte enfraquecimento.

O contraste é evidente quando comparado a outros países da região. O Ibovespa, do Brasil, aparece entre os destaques positivos, com alta de 21,6% em reais e expressivos 41,5% em dólares no acumulado do ano. Já a Colômbia lidera o ranking mundial, com valorização de 35,7% em moeda local e 53,1% em dólares, seguida por Espanha, México e Peru, todos com ganhos robustos.

Nos mercados desenvolvidos, os números são mais modestos. O francês CAC 40 sobe apenas 6,8%, o holandês AEX tem alta de 7,3% e até o tradicional Dow Jones, em Nova York, avança só 9% em 2025.

O desempenho negativo da Argentina está ligado ao desgaste político do governo Javier Milei e à dificuldade em implementar o chamado “choque de austeridade”. Após um 2024 marcado por euforia e alta histórica de mais de 170% na bolsa, a realidade em 2025 é de perda de confiança, fuga de capital estrangeiro e inflação ainda sem controle.

Especialistas apontam que, sem avanços nas reformas e maior estabilidade institucional, o cenário deve permanecer desafiador até o fim do ano. O resultado do Merval funciona, portanto, como termômetro da fragilidade argentina: em um momento em que vizinhos atraem investimentos, o país volta a ser visto como um terreno de alto risco e baixa previsibilidade.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário