O Financial Times, jornal inglês fundado em 1888 e considerado um dos mais importantes e tradicionais veículos voltados a notícias de economia e política do mundo, publicou nesta sexta-feira (28) um artigo afirmando que ao retirar a taxação de 40% sobre a maior parte das exportações brasileiras, o presidente dos EUA, Donald Trump, “amarelou” diante da habilidade do presidente Lula nas negociações sobre o tarifaço.
De acordo com o jornal, Lula deu uma lição a outros países sobre como negociar e “vencer” as disputas comerciais com a administração Trump.
Segundo o veículo, o presidente brasileiro conseguiu concessões, como a remoção de tarifas em produtos agrícolas, ao adotar uma abordagem estratégica que combina firmeza e diplomacia.
- Em derrota para Trump, congresso dos EUA aprova abertura total dos arquivos do caso Epstein
- Trump é citado em novos e-mails de Jeffrey Epstein sobre esquema de exploração sexual infantil
- Trump concede perdão a aliados envolvidos em tentativa de fraude eleitoral de 2020
“Quatro meses atrás, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas adicionais de 40% sobre as importações brasileiras, porque estava furioso com o julgamento de Jair Bolsonaro, seu ex-presidente, e com a pressão contra as grandes empresas de tecnologia americanas”, afirmou o Times.
“Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com firmeza à intimidação — aumentando sua popularidade interna — e defendeu os tribunais”, contou o jornal.
“Taco”
“Em outras palavras: Lula venceu”, apontou o periódico, usando o termo “Taco”, que significa “Trump sempre amarela”, para descrever a forma como o presidente estadunidense muitas vezes blefa ao lançar ameaças contra outros países e depois recuar.
Bookmark