O Balé Teatro Guaíra (BTG) encerrou neste domingo (14) sua turnê pela Dinamarca, onde integrou a programação do Bellevue Sommerballet Maraton, em Klampenborg, um dos festivais de dança mais tradicionais do país. A companhia brasileira apresentou os trabalhos “Stol – A Matter of Trust” e “Castelo”, ambos coreografados a convite do BTG por Alessandro Sousa Pereira, e foi destaque nas principais críticas publicadas pela imprensa dinamarquesa.
A crítica especializada destacou a força expressiva e a identidade própria do grupo paranaense, que dividiu o palco com grandes clássicos do repertório internacional, como “Enetime”, de Flemming Flindt, e “Le Jeune Homme et la Mort”, de Roland Petit.

Foto: Divulgação
Para Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, o reconhecimento internacional reforça o papel da companhia como uma das grandes referências da dança brasileira no mundo. “A recepção calorosa do público e as críticas positivas demonstram a relevância da nossa produção artística e consolidam o BTG no cenário global”, afirmou.
No portal Sceneblog, a resenha classificou Stol como “uma coreografia belamente concebida”, descrevendo a cena em que os bailarinos, com rostos cobertos e trajes formais, incorporam as icônicas cadeiras Series 7, de Arne Jacobsen, como extensões de seus corpos. A cenografia utilizou peças originais doadas pela empresa dinamarquesa Fritz Hansen, que se tornaram parte essencial da coreografia. “Stol”, palavra que em dinamarquês significa “cadeira” e também “confiança”, foi considerada pela crítica “uma moderna dança das cadeiras, em que se deseja que a música nunca acabe”, destacando que o BTG “mostrou como o bom design pode integrar-se a uma coreografia que exibe tanto vigor quanto entrega”.
Sobre Castelo, apresentado na Dinamarca pela segunda vez, a crítica ressaltou a força do trabalho coletivo e a relação de confiança construída ao longo da trajetória do grupo. “O Balé Teatro Guaíra deixou claro que muitos anos de parceria não apenas levam à perfeição técnica, mas também revelam a importância da confiança e da comunidade”, registrou o Sceneblog.
Reconhecimento unânime da crítica

As apresentações receberam notas máximas de diversos veículos de comunicação. O jornal Politiken classificou o Sommerballet como “impressionante na forma como vai da brutalidade sedutora do clássico de Flindt à dança tribal de Gentofte com um impulso brasileiro”.
O site CphCulture avaliou Castelo como um dos pontos altos da noite, descrevendo a energia da obra como “ondas poderosas que invadem o público”. Já o Magasinet KBH elogiou as montagens, chamando-as de “duas obras-primas de caráter quase hipnótico”.
- Brasileiro conquista vaga no prestigiado Conservatório de Música de Genebra
- “Conversas de Varanda” promove debate sobre defesa da Amazônia
- Peça sobre o livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, tem exibições gratuitas em São Paulo
O veículo Out & About ressaltou a participação brasileira, classificando o BTG como “uma fantástica trupe de dança que conduziu o público por uma jornada através de temas sombrios compartilhados” e atribuiu nota máxima ao espetáculo. No Sjællandske Nyheder, a crítica Pia Stilling reforçou: “um intenso, moderno e belo espetáculo, no qual os bailarinos expressaram uma força primordial na coreografia”. O texto resumiu o Sommerballet como “uma maravilhosa maratona de dança, em que tudo se uniu em um patamar superior”.
Consolidação internacional
Com mais de 50 anos de história, o Balé Teatro Guaíra já se apresentou em diversos países e segue ampliando sua projeção internacional. Neste ano, pela primeira vez, foi indicado ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), um dos mais importantes reconhecimentos das artes no Brasil. A turnê na Dinamarca, marcada por aclamação da crítica e público, reforça a consolidação do BTG como embaixador da cultura brasileira no cenário internacional.
Bookmark