Skip to content Skip to footer

Ayô Tupinambá apresenta disco de estreia “Exú-Mulher”

Ayô Tupinambá apresenta disco de estreia “Exú-Mulher”

Com profundas raízes na ancestralidade negra, indígena e travesti, Ayô Tupinambá lança seu primeiro álbum, “Exú-Mulher”, no dia 27 de outubro. O trabalho, composto por doze faixas, tece uma narrativa musical que une espiritualidade, identidade e resistência, revelando tanto a trajetória pessoal da artista quanto suas perspectivas para o futuro.

O título do disco nasceu de um encontro espiritual significativo. Ayô relata que, ao se identificar com a figura de Maria Mulambo – entidade das pomba giras da Umbanda que representa mulheres “rasgadas e retalhadas pela vida, mas que se reconstruíram” – ouviu da entidade: “Você é uma delas!”. Desse diálogo surgiu a concepção de “Exú-Mulher”, conceito que orienta todo o álbum.

Ayô Tupinambá apresenta disco de estreia “Exú-Mulher”

Produzido em home studio ao lado de Dominique Vieira e Leo Matheus, o projeto representa um processo de cura e redescoberta para a artista. “Eu venho de uma criação que não me deixava sonhar em ser artista. É o encontro com essas entidades que acende uma chama de crença em mim mesma”, compartilha Ayô.

Musicalmente, o álbum percorre territórios que vão da MPB ao samba, do pagode ao funk, sempre permeados por ritmos percussivos. Essa diversidade reflete a liberdade criativa que Ayô conquistou: “O fio condutor sempre foram as experiências com as pombagiras, sem cair num estereótipo sonoro. Eu queria uma diversidade desses sons para me apresentar pro mundo”.

O disco conta com colaborações especiais que enriquecem sua narrativa espiritual. A Mãe de Santo Mãe Lume Watanabe abre o álbum com uma reza a Exú Orixá em “Tronqueira”, enquanto Assucena participa de “Para a Menina de Logunedé”, destacando temas de fé e equilíbrio. Jup do Bairro se junta a Ayô em “Pintoza” para explorar intersecções entre raça, corpo e identidade, e o Coral Vozes Trans – do qual Ayô é madrinha – marca presença em três faixas, incluindo a tocante “Exú-Mulher”, que também recebe Apêagá.

“Exú-Mulher” se constrói como uma verdadeira travessia sonora, conduzindo o ouvinte por diferentes fases da vida através de dores, descobertas e celebrações, sempre com a força ancestral como guia.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 out 2025

Conheça Thiagson, o professor que defende o funk como caso de política, e não de polícia

Na CPI dos Pancadões, ele expôs o racismo e o moralismo que cercam o funk
30 out 2025

Entre a filosofia e a luta: conheça a trajetória de Ana Clara Nunes, militante do MTD

Jovem militante curitibana acredita que sonhar, se organizar e resistir são os primeiros passos de qualquer revolução
31 out 2025

Lula envia ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Antifacção

Objetivo é combater organizações criminosas como PCC e Comando Vermelho; penas podem chegar a 30 anos de prisão
31 out 2025

Direita quer que EUA intervenham no Brasil, diz Gleisi

Nas redes sociais, ministra compara atuação de governadores de oposição à de Eduardo Bolsonaro

Luciano Hang é condenado a indenizar Lula por ofensas

Empresário bolsonarista divulgou ofensas através de faixas levadas por aviões no litoral de Santa Catarina no verão em 2019
31 out 2025

PL de Cláudio Castro vota contra urgência para lei de combate a sonegadores e facções criminosas

Dos 50 votos contrários, 35 vieram da bancada do PL – partido do governador do Rio de Janeiro; veja que votou contra
31 out 2025

Brasil registra menor taxa de desemprego da história, com 5,6% até setembro

Com o resultado, o número de pessoas sem trabalho chegou a 6 milhões, a menor marca já registrada

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário