Skip to content Skip to footer

Augusto Lima, preso em operação contra fraude do sistema financeiro, é marido da ex-ministra de Bolsonaro, Flávia Arruda (PL)

Augusto Lima, em operação contra fraude do sistema financeiro, é marido da ex-ministra de Bolsonaro, Flávia Arruda (PL)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Compliance Zero, maior intervenção já realizada no Sistema Financeiro Nacional, que prendeu o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, além de Augusto Lima – ex-sócio do banco e marido da ex-ministra Flávia Arruda – e o tesoureiro da instituição, Alberto Félix. Os investigados respondem por gestão fraudulenta, organização criminosa e crimes contra o mercado financeiro.

Augusto Lima é marido da ex-ministra da Secretaria de Governo no governo Bolsonaro, Flávia Arruda (PL-DF), com quem mantém relacionamento desde 2023. A operação investiga a atuação de organização criminosa especializada em fraudes financeiras de alto escalão.

A operação, que mobilizou equipes em cinco estados e no Distrito Federal, cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão. As investigações apuram um sofisticado esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos que movimentou grandes quantias no sistema financeiro.

Segundo as investigações iniciadas em 2024 por requisição do Ministério Público Federal, o Banco Master produziu carteiras de crédito sem lastro real e as repassou a outras instituições financeiras. Após fiscalização do Banco Central, os títulos fraudados teriam sido substituídos por novos ativos que também não passaram por avaliação técnica adequada

A prisão de Vorcaro ocorre um dia após a tentativa de venda do Banco Master ao grupo Fictor, operação que gerou desconfiança no mercado pela falta de transparência e timing suspeito. A transação buscaria transferir ao BC a responsabilidade de analisar a troca de controle de uma instituição já pressionada por problemas regulatórios.

Paralelamente às ações policiais, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e colocou o Master Múltiplo em regime de administração especial temporária. Com os materiais apreendidos, os investigadores buscam esclarecer o volume total de ativos irregulares negociados e mensurar os impactos das fraudes no sistema financeiro nacional.

A operação representa o maior golpe já aplicado contra esquemas de fraude financeira no país e expõe vulnerabilidades no sistema de controle de instituições bancárias, levantando questões sobre a eficácia dos mecanismos de fiscalização do Banco Central.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário