Skip to content Skip to footer

“Arte em nós”: projeto gratuito leva oficinas de macramê para crianças e adolescentes em Curitiba

Ana Camargo aprendeu técnicas manuais ainda na infância e há seis anos começou a desenvolver peças em macramê com foco em saúde mental. (Foto: Wand Pereira).

O projeto “Arte em nós” está promovendo uma série de oficinas gratuitas de macramê em Curitiba (PR), levando arte e criatividade a crianças e adolescentes de escolas municipais, casas de acolhimento infantojuvenil e CAPs (Centro de Atenção Psicossocial).

Mais do que aprender uma técnica manual, os participantes encontram um espaço de expressão artística, liberdade criativa e construção de vínculos. Ao todo, mais de 250 pessoas serão impactadas ao longo de setembro e outubro.

Foto: Wand Pereira.

O macramê é uma técnica têxtil feita apenas com as mãos, fios e nós, sem agulhas ou máquinas, que possibilita criar peças únicas em formas, cores, tramas e texturas.

A intenção é criar um espaço de aprendizado coletivo, expressão e conexão, tanto consigo quanto com as pessoas ao redor. É importante propor um mergulho analógico nas manualidades, principalmente em tempos de tanta comunicação virtual

conta a idealizadora Ana Camargo, artesã têxtil, produtora cultural, fotógrafa, pesquisadora e designer.

Ana aprendeu técnicas manuais ainda na infância e há seis anos começou a desenvolver peças em macramê com foco em saúde mental, autoconhecimento e reconexão com as manualidades. Desde então, difunde a técnica em oficinas voluntárias, em espaços como o Farol do Saber São Pedro e São Paulo, no bairro Umbará. Para ela, o projeto é um lugar de acolhimento e liberdade criativa.

O objetivo não é tecer peças perfeitas, mas experimentar os materiais e descobrir possibilidades

disse Ana.

A iniciativa contempla 20 oficinas voltadas a crianças e adolescentes (entre elas, cinco oficinas de dança). Outras cinco edições são destinadas ao público adulto, já com todas as vagas esgotadas.

Foto: Wand Pereira.

As atividades acontecem em locais como o Memorial Paranista e a Casa Ida Hannemann de Campos, e incluem a entrega de kits com ecobag e materiais necessários. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Criatividade e presença

As oficinas de macramê incentivam a expressão, ampliam o repertório criativo e fortalecem habilidades socioemocionais, promovendo desenvolvimento cognitivo e refinamento da coordenação motora. Os benefícios foram percebidos pela professora Lourdes Maria Souza do Amaral, após alunos da Unidade de Educação Integral Boa Vista participarem do projeto.

O macramê incorpora uma energia positiva que ajuda a relaxar e a reduzir o stress, atuando como uma meditação artesanal

conta.

Outro ganho é estimular a presença, já que os movimentos repetitivos exigem atenção e foco.

Em um mundo tão acelerado e digital, as crianças têm dificuldade em se concentrar. Criar algo com as mãos, de forma meticulosa e cuidadosa, ajuda a desenvolver atenção, criatividade e expressar ideias de maneira única, fortalecendo a autoestima e confiança

avalia a professora Sara Strapasson.

O macramê promove uma grande dose de paciência e dedicação

complementa a professora Priscila Cristina Roque Martins.

Saiba mais no Instagram do projeto.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário