Skip to content Skip to footer

Após invasão bolsonarista, Alcolumbre cobra retomada; Motta convoca líderes

Alcolumbre lembrou que os parlamentares têm obrigação de retomar os trabalhos para votar pautas prioritárias. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Após a bancada de oposição ocupar as mesas diretoras do Senado e da Câmara em protesto contra a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e impedir  primeira sessão do Legislativo após o recesso, os presidentes das duas casas, Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Repub-PB), se manifestaram no início da noite desta terça-feira (05). 

Alcolumbre lembrou que os parlamentares têm obrigação de retomar os trabalhos para votar pautas prioritárias, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Já Motta cancelou a sessão desta terça e convocou uma reunião dos líderes partidários para esta quarta-feira (06).

Acompanho a situação em Brasília desde as primeiras horas do dia de hoje, inclusive o que vem acontecendo agora à tarde no Plenário da Câmara. Determinei o encerramento da sessão do dia de hoje e amanhã chamarei reunião de líderes para tratar da pauta, que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional. O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento

disse o presidente da Câmara. 

O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos. Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população

afirmou Alcolumbre.

O presidente do Senado também disse que reunirá os líderes para discutir a pauta, mas não definiu uma data. 

Pacote de paz

Parlamentares da oposição informaram que iriam obstruir as votações na Câmara e no Senado até que a direção das duas Casas decidisse colocar em votação matérias classificadas por eles como “pacote da paz”. 

Entre as medidas estão anistia ampla e irrestrita aos acusados pelos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro em 2023, o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e uma proposta de emenda à Constituição que extingue o foro privilegiado.

Bookmark

Mais Matérias

13 ago 2025
Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas
13 ago 2025
Cerimônia realizada em Brasília apresentou todos os detalhes do programa que vai tentar minimizar os impactos dos ataques contra a economia brasileira
13 ago 2025
Corrida eleitoral pelas duas vagas que o Estado de Minas Gerais terá ao Senado em 2026 já mostra aquecimento
13 ago 2025
Bolsonarista aparece na frente em dois cenários testados pelo Instituto Ver
13 ago 2025
Inspirado em eventos internacionais, o encontro se espalha por cidades que integram o bioma da Mata Atlântica no Paraná

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário